Três de­ti­dos em Ma­drid

Es­pa­nha. A po­lí­cia es­pa­nho­la de­te­ve três mar­ro­qui­nos re­si­den­tes em Ma­drid, com ale­ga­do vín­cu­lo ao Es­ta­do Is­lâ­mi­co, sus­pei­tos de es­ta­rem a pre­pa­rar aten­ta­dos ter­ro­ris­tas em Es­pa­nha.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Sus­pei­tos de ter­ro­ris­mo com ale­ga­do vín­cu­lo ao Es­ta­do Is­lâ­mi­co

De acor­do com um co­mu­ni­ca­do do Mi­nis­té­rio es­pa­nhol do In­te­ri­or, os três ho­mens cons­ti­tuíam “um gru­po vin­cu­la­do à or­ga­ni­za­ção ter­ro­ris­ta Da­esh” (acró­ni­mo ára­be pa­ra o au­to­de­no­mi­na­do Es­ta­do Is­lâ­mi­co).

Fon­tes da in­ves­ti­ga­ção ci­ta­das pe­lo pró­prio Mi­nis­té­rio in­di­ca­ram que “os de­ti­dos es­ta­vam dis­pos­tos a le­var a ca­bo, a qual­quer mo­men­to, atos ter­ro­ris­tas co­mo os que acon­te­ce­ram re­cen­te­men­te em ou­tros paí­ses” pró­xi­mos de Es­pa­nha. O Mi­nis­té­rio não pre­ci­sou quais os aten­ta­dos e paí­ses, mas Fran­ça e Tu­ní­sia fo­ram pal­co no úl­ti­mo ano de aten­ta­dos re­a­li­za­dos por ter­ro­ris­tas iso­la­dos de uma es­tru­tu­ra for­mal do Es­ta­do Is­lâ­mi­co (de­no­mi­na­dos “lo­bos solitários”) con­tra trans­por­tes pú­bli­cos ou mu­seus.

O jor­nal El País acres­cen­ta que os de­ti­dos, atra­vés de con­ver­sa­ções te­le­fó­ni­cas ou por In­ter­net, fa­la­vam da ne­ces­si­da­de de “atu­ar já em Es­pa­nha”, ain­da que sem re­fe­ri­rem por­me­no­res das su­pos­tas ope­ra­ções.

As ca­sas dos sus­pei­tos fo­ram re­vis­ta­das pe­la po­lí­cia. Dois fo­ram de­ti­dos na Caña­da Re­al Ga­li­a­na, uma zo­na co­nhe­ci­da co­mo “o su­per­mer­ca­do da dro­ga” na lo­ca­li­da­de ma­dri­le­na de Ri­vas-Va­ci­a­ma­drid, e o ter­cei­ro em Val­le­cas. Es­pa­nha é o país eu­ro­peu com mais ope­ra­ções con­tra mem­bros do Es­ta­do Is­lâ­mi­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.