Fi­bra óti­ca em ex­pan­são

Te­le­co­mu­ni­ca­ções. PT vai im­ple­men­tar fi­bra óti­ca em mais 3 mi­lhões de ca­sas até 2020. Pro­je­to com 2.000 em­pre­gos.

Metro Portugal (Lisbon) - - ECONOMIA - M.A.

O ob­je­ti­vo da em­pre­sa é ter fi­bra óti­ca em 5,3 mi­lhões de ca­sas em 2020. Ho­je em dia che­ga a 2,3 mi­lhões, o que faz com que se­jam “50.000 ca­sas por mês du­ran­te cin­co anos”, re­ve­lou on­tem o CEO da PT. Pau­lo Neves acres­cen­tou que te­rá “2.000 pes­so­as a co­la­bo­rar con­nos­co”, mas es­cu­sou-se a re­ve­lar o va­lor do in­ves­ti­men­to. “Não é re­le­van­te”, sen­ten­ci­ou, des­ta­can­do “que es­te se­rá o ne­ces­sá­rio pa­ra co­brir as ca­sas”.

O pre­si­den­te exe­cu­ti­vo da do­na da MEO dis­se que o pro­je­to vai tor­nar a re­de mais “ro­bus­ta e fiá­vel ” e pas­sar “30.000 km de fi­bra óti­ca” de Nor­te a Sul, o que dei­xa­rá Portugal en­tre os dez “paí­ses com mai­or co­ber­tu­ra de fi­bra”.

Es­ta ex­pan­são as­sen­ta na tec­no­lo­gia NG-PON2. De acor­do com o res­pon­sá­vel tec­no­ló­gi­co da em­pre­sa do gru­po Al­ti­ce, es­ta é “ma­de in Portugal” e “ino­va­do­ra a ní­vel mun­di­al” e per­mi­te uma mai­or lar­gu­ra de ban­da, atin­gi­do ve­lo­ci­da­des en­tre 40 Gbps até 80 Gbps em si­me­tria en­tre down­lo­ads e uplo­ads. Alexandre Fon­se­ca dis­se que a NG-PON2 “se­rá ra­pi­da­men­te ex­por­ta­da pa­ra ou­tras ge­o­gra­fi­as”, apro­vei­tan­do as si­ner­gi­as do gru­po Al­ti­ce.

PE­DRO ELI­AS

Pau­lo Neves, re­a­fir­mou on­tem que a do­na da Meo não vai “fa­zer des­pe­di­men­tos de tra­ba­lha­do­res da Portugal Te­le­com”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.