Car­re­gar o te­le­mó­vel com o ves­ti­do? Eis o uni­ver­so da rou­pa in­te­li­gen­te

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Com bo­tões em am­bos os la­dos do ecrã de 128 lu­zes LED, es­ta ca­mi­so­la é con­tro­la­da por dois con­tro­la­do­res de ma­triz 8X8 Ada­fruit e o pro­ces­sa­dor é um Ar­dui­no Na­no. A rou­pa­gem in­te­ra­ti­va é ali­men­ta­da por du­as pi­lhas AA e os seus bo­tões e lo­cal de ar­ma­ze­na­men­to fo­ram pro­du­zi­dos em im­pres­so­ra 3D. Ker­ger mos­tra-nos co­mo brin­car com as su­as rou­pas.

Por­que é que cri­ou es­ta ca­mi­so­la?

Há mui­to que que­ria uma ca­mi­so­la com um ecrã que pu­des­se mos­trar ima­gens ani­ma­das, mas só ago­ra con­se­gui en­con­trar tec­no­lo­gia pa­ra o fa­zer. Gos­to de ir a fes­tas à anos 80. E de­ve ter in­te­res­sa­dos... Co­me­ço a ex­plo­rar hi­pó­te­se de pro­du­ção e de co­mo fa­zê-la che­gar ao mer­ca­do. Es- pe­ro que aque­les que mos­tra­ram in­te­res­se na ca­mi­so­la com­prem uma e es­tou a pen­sar ven­dê-las por €50.

O que tem a di­zer da mo­da da “rou­pa in­te­li­gen­te”?

Te­nho a cer­te­za que, no fu­tu­ro, a rou­pa in­te­li­gen­te te­rá mui­tas mais pos­si­bi­li­da­des. A mi­nha ca­mi­so­la é só um exem­plo, mas qu­e­ro man­ter-me aber­to a ou­tras evo­lu­ções. Qu­em sa­be se, no fu­tu­ro, ca­da um não pos­sa fa­zer o que bem en­ten­der, acres­cen­tan­do sen­so­res e ou­tras coi­sas lou­cas ao ecrã ini­ci­al!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.