Ma­ria Sa­vi­no­va é uma das atle­tas que a Agência Mun­di­al An­ti­do­pa­gem qu­er ver afas­ta­das por sus­pei­tas de do­ping. Re­co­men­da­ção é “sus­pen­der” a fe­de­ra­ção rus­sa de atle­tis­mo

Atle­tis­mo. Prá­ti­cas de do­ping le­vam a Agência Mun­di­al An­ti­do­pa­gem a pe­dir a sus­pen­são da fe­de­ra­ção rus­sa.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Além da Co­mis­são In­de­pen­den­te (CI) da Agência Mun­di­al An­ti­do­pa­gem (AMA) ter re­co­men­da­do que se “sus­pen­da” a Fe­de­ra­ção rus­sa de atle­tis­mo por prá­ti­cas de do­ping, pe­diu tam­bém a re­ti­ra­da da acre­di­ta­ção ao la­bo­ra­tó­rio de Mos­co­vo.

A AMA tor­nou pú­bli­co o re­la­tó­rio ela­bo­ra­do pe­la co­mis­são, que acu­sa, en­tre ou­tras coi­sas, os ser­vi­ços se­cre­tos rus­sos de in­ti­mi­da­ção e re­co­men­da, igual­men­te, a sus­pen­são pa­ra a vi­da de cin­co atle­tas e cin­co trei­na­do­res. En­tre os atle­tas que a co­mis­são qu­er ver afas­ta­dos do atle­tis­mo es­tá Ma­ria Sa­vi­no­va, cam­peã olím­pi­ca dos 800 me­tros nos Jo­gos de Lon­dres 2012.

A AMA cri­ou uma co­mis­são de três ele­men­tos, che­fi­a­da por Dick Pound, pa­ra in­ves­ti­gar os ca­sos de do­ping, tra­zi­dos a pú­bli­co por uma es­ta­ção te­le­vi­si­va ale­mã, em 2014. E se­gun­do Pound, os ca­sos de do­ping “não po­de­ri­am ter acon­te­ci­do sem o co­nhe­ci­men­to das au­to­ri­da­des es­ta­tais”. A AMA qu­er que a Rús­sia se­ja im­pe­di­da de es­tar no Rio 2016.

O bri­tâ­ni­co Se­bas­ti­an Coe, pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Atle­tis­mo (IAAF) já exi­giu à Fe­de­ra­ção rus­sa de atle­tis­mo “uma ex­pli­ca­ção” até ao fi­nal da se­ma­na. Já o Co­mi­té Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal dis­se ter ple­na con­fi­an­ça no pre­si­den­te da IAAF pa­ra em­pre­en­der “to­das as me­di­das ne­ces­sá­ri­as”. A In­ter­pol anun­ci­ou on­tem a aber­tu­ra de uma in­ves­ti­ga­ção à es­ca­la mun­di­al à “do­pa­gem or­ga­ni­za­da”.

© REUTERS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.