Pro­gra­ma re­jei­ta­do, Go­ver­no der­ru­ba­do

Fo­cus. Mo­ção de re­jei­ção foi apro­va­da com 123 vo­tos fa­vo­rá­veis de PS, BE, CDU e PAN. To­ta­li­da­de dos de­pu­ta­dos (107) das ban­ca­das do PSD e CDS-PP vo­tou con­tra. Re­sul­ta­do im­pli­ca de­mis­são do Exe­cu­ti­vo. Pro­ces­so vol­ta ao Che­fe de Es­ta­do

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Es­ta mo­ção de re­jei­ção do PS te­ve 107 vo­tos con­tra pro­ve­ni­en­tes da to­ta­li­da­de dos de­pu­ta­dos das ban­ca­das do PSD e do CDS-PP.

A re­jei­ção do Pro­gra­ma do Go­ver­no exi­ge o vo­to de uma mai­o­ria ab­so­lu­ta dos de­pu­ta­dos em efe­ti­vi­da­de de fun­ções, ou se­ja, pe­lo me­nos 116 par­la­men­ta­res e, se­gun­do o ar­ti­go 195.º da Cons­ti­tui­ção, im­pli­ca a de­mis­são do Exe­cu­ti­vo, que se man­te­rá em ges­tão até à pos­se de um no­vo go­ver­no.

Após es­ta vo­ta­ção, o pre­si­den­te da As­sem­bleia da Re­pú­bli­ca (AR), Fer­ro Ro­dri­gues, co­mu­ni­cou que trans­mi­ti­rá for­mal­men­te ao Che­fe de Es­ta­do a de­li­be­ra­ção do Par­la­men­to de re­jei­tar o XX Go­ver­no Cons­ti­tu­ci­o­nal. Fer­ro Ro­dri­gues adi­an­tou tam­bém que, na sequên­cia da mo­ção do PS, as res­tan­tes ban­ca­das que ti­nham apre­sen­ta­do idên­ti­cas ini­ci­a­ti­vas, con­si­de­ra­ram que as con­sequên­ci­as es­ta­vam al­can­ça­das, ra­zão pe­la qual pres­cin­di­am da res­pe­ti­va vo­ta­ção.

Por pro­ble­mas no sis­te­ma ele­tró­ni­co da AR, a vo­ta­ção foi fei­ta fi­la a fi­la, com a úni­ca sur­pre­sa a acon­te­cer quan­do o de­pu­ta­do do par­ti­do PAN (Pes­so­as-Ani­mais-Na­tu­re­za) vo­tou a fa­vor da mo­ção do PS.

LU­SA

“Não é to­dos os di­as que se sai do Go­ver­no com o vo­to do elei­to­ra­do, pou­cos po­lí­ti­cos se po­de­rão or­gu­lhar des­sa cir­cuns­tân­cia”, dis­se on­tem o pri­mei­ro-mi­nis­tro Pas­sos Co­e­lho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.