UE. Da­vid Ca­me­ron exi­ge re­for­mas a Bru­xe­las pa­ra man­ter Rei­no Uni­do

Rei­no Uni­do. Pri­mei­ro-mi­nis­tro re­fe­re que ne­go­ci­a­ção pa­ra man­ter país na União Eu­ro­peia po­de ter su­ces­so. Bru­xe­las diz que pre­ten­sões bri­tâ­ni­cas são “al­ta­men­te pro­ble­má­ti­cas”.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - LUÍS CAR­MO

Pri­mei­ro-mi­nis­tro bri­tâ­ni­co en­vi­ou car­ta com os qua­tro ob­je­ti­vos que pre­ten­de ver acei­tes. Ca­so con­trá­rio po­de­rá es­tar em ci­ma da me­sa uma saí­da da União. Co­mis­são Eu­ro­peia an­te­vê ele­men­tos “al­ta­men­te pro­ble­má­ti­cos” nas pre­ten­sões do go­ver­no de Lon­dres

“É uma mis­são pos­sí­vel e vai dar mui­to tra­ba­lho pa­ra che­gar lá.” Da­vid Ca­me­ron an­te­viu on­tem, em Lon­dres, um tra­ba­lho du­ro pe­la fren­te, mas acre­di­ta que as ne­go­ci­a­ções pa­ra as re­for­mas que o Rei­no Uni­do exi­ge à UE pa­ra se man­ter co­mo Es­ta­do-Mem­bro che­ga­rão a bom por­to.

Lon­dres man­dou uma car­ta a Bru­xe­las com os qua­tro ob­je­ti­vos que pre­ten­de ver acei­tes (ver cai­xa ao la­do). Ca­so as pre­ten­sões bri­tâ­ni­cas não se­jam aten­di­das, Ca­me­ron as­se­gu­rou que “não ex­clui­rá na­da”. Ou se­ja: es­tá em ci­ma da me­sa a saí­da da UE. “Po­de ser a de­ci­são mais im­por­tan­te que o po­vo bri­tâ­ni­co te­rá que to­mar du­ran­te a nos­sa vi­da”, avi­sou o pri­mei­ro-mi­nis­tro bri­tâ­ni­co, apon­tan­do ao re­fe­ren­do que se vai re­a­li­zar até ao fi­nal de 2017.

A Co­mis­são Eu­ro­peia (CE) já re­a­giu à car­ta que Ca­me­ron en­vi­ou ao pre­si­den­te do Con­se­lho Europeu, Do­nald Tusk. Mar­ga­ri­tis Schi­nas, por­ta-voz da CE, ex­pli­cou que Tusk irá “ana­li­sar em de­ta­lhe” o do­cu­men­to, em­bo­ra, nu­ma pri­mei­ra apre­ci­a­ção, se ve­jam vá­ri­os ele­men­tos “que pa­re­cem ser exequí­veis”, ou­tros “di­fí­ceis” e al­guns “al­ta­men­te pro­ble­má­ti­cos”.

Pa­ra os eu­ro­cé­ti­cos, co­mo Lord Law­son, do Par­ti­do Con­ser­va­dor de Ca­me­ron, os qua­tro ob­je­ti­vos são “pou­co am­bi­ci­o­sos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.