Rús­sia ne­ga uso de do­ping

Atle­tis­mo. Mos­co­vo quer ver pro­vas que apoi­em a acu­sa­ção da prá­ti­ca ge­ne­ra­li­za­da de do­ping no atle­tis­mo rus­so, na res­sa­ca da di­vul­ga­ção de um re­la­tó­rio nes­se sen­ti­do.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - R.A.C.

Krem­lin exi­ge pro­vas so­bre prá­ti­ca ge­ne­ra­li­za­da no atle­tis­mo

O re­la­tó­rio em cau­sa, que acu­sa o go­ver­no rus­so de pro­mo­ver a ma­ni­pu­la­ção de re­sul­ta­dos no atle­tis­mo de for­ma “sis­te­má­ti­ca”, foi di­vul­ga­do na se­gun­da-fei­ra pe­la co­mis­são in­de­pen­den­te da agên­cia mun­di­al an­ti­do­pa­gem (AMA); um dia vol­vi­do, a Rús­sia de­fen­deu-se ofi­ci­al­men­te, des­qua­li­fi­can­do o do­cu­men­to. “En­quan­to não hou­ver pro­vas, é di­fí­cil con­si­de­rar as acu­sa­ções, que pa­re­cem não ter qual­quer fun­da­men­to”, dis­se Dmi­try Pes­kov, por­ta-voz do pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin.

En­tre­tan­to, a Fe­de­ra­ção rus­sa de atle­tis­mo re­ve­lou que vai “sub­me­ter bre­ve­men­te à IAAF [Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Atle­tis­mo] um do­cu­men­to do [seu] pro­gra­ma an­ti­do­pa­gem e os pas­sos con­cre­tos da sua im­ple­men­ta­ção”. “Uma li­ga­ção ho­nes­ta [com a IAAF] se­rá mais efe­ti­va do que qual­quer sus­pen­são ou iso­la­men­to”, sa­li­en­tou o or­ga­nis­mo.

Se­de dos Jo­gos de in­ver­no de So­chi’14 e do Mun­di­al de fu­te­bol’18, a Rús­sia tem até ao fi­nal da se­ma­na pa­ra res­pon­der à AMA. Ao in­vés, ar­ris­ca a sus­pen­são do seu atle­tis­mo de to­das as pro­vas (in­clui Rio’16).

En­tre­tan­to, a AMA deu se­gui­men­to a uma re­co­men­da­ção da sua co­mis­são in­de­pen­den­te e sus­pen­deu, com efei­to ime­di­a­to, o la­bo­ra­tó­rio de Mos­co­vo. O di­re­tor des­te la­bo­ra­tó­rio é acu­sa­do da des­trui­ção de 1.417 amos­tras con­si­de­ra­das sus­pei­tas de prá­ti­cas do­pan­tes.

REU­TERS

Pra­ta nos 50 km mar­cha em Lon­dres’12, o aus­tra­li­a­no Ja­red Tal­lent re­cla­mou on­tem o ou­ro nes­ses Jo­gos, en­tão ga­nho pe­lo rus­so Ser­gey Kirdyap­kin, que foi sus­pen­so por do­ping es­te ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.