Ten­nes­see no São Luiz

Te­a­tro. “Jar­dim Zo­o­ló­gi­co de Cris­tal”, pe­ça do dra­ma­tur­go nor­te-ame­ri­ca­no, es­ta­rá no te­a­tro al­fa­ci­nha a par­tir de hoje e até dia 22, nu­ma en­ce­na­ção de San­dra Fa­lei­ro.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

A en­ce­na­do­ra, em de­cla­ra­ções à agên­cia Lu­sa, dis­se que tra­ba­lhou a pe­ça na es­té­ti­ca na dé­ca­da de 1930, nos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, no pe­río­do da Gran­de De­pres­são, mas re­al­çou que a pe­ça “é mui­to atu­al”. “Es­ta­mos nu­ma épo­ca de gran­de de­pres­são. Não há es­pe­ran­ça e te­mos me­do do ama­de nhã, tal co­mo as per­so­na­gens”, dis­se Fa­lei­ro. “A pe­ça é au­to­bi­o­grá­fi­ca”, de­fen­deu a en­ce­na­do­ra, que afir­mou ter “fei­to to­do um tra­ba­lho ar­que­o­ló­gi­co so­bre a am­bi­ên­cia da épo­ca”.

“To­das as per­so­na­gens es­tão com uma es­pa­da so­bre a ca­be­ça, tal co­mo nós nos sen­ti­mos atu­al­men­te”, dis­se a en­ce­na­do­ra que re­fe­riu exis­tir na pe­ça “um cer­to am­bi­en­te claus­tro­fó­bi­co”.

A tra­ma dra­má­ti­ca da pe­ça gi­ra em tor­no da per­so­na­gem de Tom Wing­fi­eld, po­e­ta e nar­ra­dor, que re­vi­ve os tem­pos da sua ju­ven­tu­de e se re­fu­gia na be­bi­da, no ci­ne­ma e na li­te­ra­tu­ra, pa­ra con­se­guir su­por­tar o tra­ba­lho num ar­ma­zém sa­pa­tos, com o qual sus­ten­ta a mãe, Aman­da, e a ir­mã, Lau­ra. O pai há mui­to aban­do­nou a ca­sa, e a mãe de­ses­pe­ra-se quan­to ao fu­tu­ro da fi­lha, que é tí­mi­da, co­xeia e que se re­fu­gia na co­le­ção de pe­que­nos ani­mais de cris­tal, o jar­dim zo­o­ló­gi­co do tí­tu­lo. Aman­da olha pa­ra o ca­sa­men­to de Lau­ra co­mo uma so­lu­ção e con­ven­ce o fi­lho a apre­sen­tá-la a um co­le­ga, Jim O’Con­nor, que con­vi­da pa­ra jan­tar.

O elen­co é cons­ti­tuí­do por Cu­cha Car­va­lhei­ro, Inês Pe­rei­ra, João Vi­cen­te e Pe­dro La­cer­da. A pro­du­ção da pe­ça é do S. Luiz, com a Cau­sas Co­muns, es­tru­tu­ra de pro­du­ção te­a­tral fun­da­da em 2004, sob a di­re­ção de Cris­ti­na Car­va­lhal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.