Dois de­ti­dos na Se­gu­ran­ça So­ci­al

Jus­ti­ça. A Po­lí­cia Ju­di­ciá­ria de­te­ve on­tem du­as pes­so­as por sus­pei­tas de cor­rup­ção pas­si­va pa­ra ato ilí­ci­to e fal­si­da­de in­for­má­ti­ca. Um dos de­ti­dos per­ten­ce à Se­gu­ran­ça So­ci­al de Lis­boa.

Metro Portugal (Lisbon) - - JORNAL -

A Po­lí­cia Ju­di­ciá­ria (PJ) re­ve­lou ter de­ti­do o che­fe de equi­pa do cen­tro dis­tri­tal de Se­gu­ran­ça So­ci­al de Lis­boa e um com­par­ti­ci­pan­te pe­la pre­su­mí­vel prá­ti­ca dos cri­mes de cor­rup­ção pas­si­va pa­ra ato ilí­ci­to e fal­si­da­de in­for­má­ti­ca.

Em cau­sa es­tá a ma­ni­pu­la­ção do sis­te­ma in­for­má­ti­co da Se­gu­ran­ça So­ci­al pa­ra anu­la­ção de dí­vi­das, pa­ra au­men­tos vir­tu­ais dos va­lo­res das re­for­mas e a atri­bui­ção de sub­sí­di­os de de­sem­pre­go me­di­an­te o re­ce­bi­men­to de con­tra­par­ti­das em di­nhei­ro. Du­ran­te a ope­ra­ção fo­ram cons­ti­tuí­dos tam­bém 10 ar­gui­dos e re­a­li­za­das bus­cas do­mi­ci­liá­ri­as a em­pre­sas e a um ser­vi­ço pú­bli­co, on­de a PJ con­tou com a co­la­bo­ra­ção dos res­pe­ti­vos di­ri­gen­tes. Os de­ti­dos vão ser pre­sen­tes a tri­bu­nal pa­ra pri­mei­ro in­ter­ro­ga­tó­rio ju­di­ci­al e apli­ca­ção de me­di­das de co­a­ção, con­clui a no­ta da PJ.

En­tre­tan­to, o Ins­ti­tu­to da Se­gu­ran­ça So­ci­al (ISS) in­for­mou que a in­ves­ti­ga­ção que le­vou à de­ten­ção par­tiu de uma par­ti­ci­pa­ção do ISS à PJ e re­sul­tou “de uma es­trei­ta ar­ti­cu­la­ção que o Ins­ti­tu­to tem vin­do a de­sen­vol­ver com aque­la en­ti­da­de”. “A in­ves­ti­ga­ção te­ve ori­gem nu­ma si­na­li­za­ção in­ter­na dos ser­vi­ços de even­tu­ais ir­re­gu­la­ri­da­des e pos­te­ri­or au­di­to­ria e in­ves­ti­ga­ção, tam­bém in­ter­nas, que ter­mi­na­ram com o en­vio de uma par­ti­ci­pa­ção às en­ti­da­des ju­di­ciá­ri­as com­pe­ten­tes”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.