Es­tu­do re­ve­la que se­pa­ra­ção do li­xo re­quer in­cen­ti­vos

Re­du­ção da dis­tân­cia ao eco­pon­to ou re­co­lha à por­ta são exem­plos

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Um es­tu­do apre­sen­ta­do on­tem pe­la Va­lor­sul con­cluiu que al­gu­mas me­di­das po­dem con­tri­buir pa­ra aju­dar a cum­prir o ob­je­ti­vo de re­ci­cla­gem pa­ra 2020. “A dis­tân­cia do eco­pon­to é um fa­tor-cha­ve pa­ra os in­di­ví­du­os que não se­pa­ram co­me­ça­rem a se­pa­rar”, lê-se no es­tu­do. E es­te fa­tor jun­ta­men­te com as re­co­lhas por­ta a por­ta “pa­re­cem ser in­cen­ti­vos bem mai­o­res que pu­ni­ções ou pré­mi­os”, acres­cen­ta o re­la­tó­rio. Se­gun­do o es­tu­do, a dis­tân­cia do eco­pon­to tam­bém é de­ter­mi­nan­te pa­ra qu­em já se­pa­ra o li­xo (em­bo­ra pou­co) pas­sar a se­pa­rar mais – a per­cen­ta­gem de se­pa­ra­ção de la­tas de con­ser­va e ou­tras em­ba­la­gens me­tá­li­cas é mui­to bai­xa qu­an­do com­pa­ra­da com ou­tros ma­te­ri­ais, pois mui­tas fa­mí­li­as ain­da não sa­bem que as la­tas são to­tal­men­te re­ci­clá­veis e que de­vem ser co­lo­ca­das no con­ten­tor amarelo.

Atu­al­men­te, são se­pa­ra­das ape­nas 43% das em­ba­la­gens de vi­dro, 21% do pa­pel e car­tão e 10% das em­ba­la­gens de plás­ti­co, me­tal e pa­co­tes de be­bi­da, se­gun­do a Va­lor­sul.

RAQUEL JOR­GE/RECORD

Se­gun­do as con­clu­sões do es­tu­do, a dis­tân­cia do eco­pon­to tam­bém é de­ter­mi­nan­te pa­ra qu­em já se­pa­ra o li­xo (em­bo­ra ain­da pou­co) pas­sar a se­pa­rar mais quan­ti­da­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.