Mais cons­tru­to­ras com emis­sões aci­ma do li­mi­te

Agên­cia ale­mã de­te­ta pro­ble­mas em di­ver­sos am­bi­en­tes

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

A in­ves­ti­ga­ção da agên­cia KBA foi lan­ça­da nu­ma in­ves­ti­ga­ção lan­ça­da após o es­cân­da­lo Volkswa­gen (VW).

“Com ba­se nos da­dos bru­tos, com­pro­vou-se até ago­ra, em par­te, al­tos ní­veis de NOx [óxi­do de azo­to] em di­fe­ren­tes con­di­ções de con­du­ção e de am­bi­en­te”, afir­ma a KBA em co­mu­ni­ca­do di­vul­ga­do, mas sem es­pe­ci­fi­car as mar­cas ou mo­de­los que não cum­prem as re­gras.

As au­to­ri­da­des ale­mãs es­tão ago­ra em con­ver­sa­ções com fa­bri­can­tes de veí­cu­los afe­ta­dos por es­ses re­sul­ta­dos, pa­ra ava­liá-los. Após a con­clu­são des­ta fa­se de con­sul­ta, de­ve­ri­am pro­cu­rar-se “con­sequên­ci­as le­gais”.

A KBA co­me­çou no fi­nal de se­tem­bro uma ava­li­a­ção ge­ral a veí­cu­los, após o es­cân­da­lo de ma­ni­pu­la­ção de da­dos de emis­sões da VW de­pois de uma de­nún­cia da Agên­cia de Pro­te­ção Am­bi­en­tal dos EUA.

A agên­cia propôs, en­tão, ana­li­sar mais de 50 mo­de­los di­fe­ren­tes dos prin­ci­pais fa­bri­can­tes ale­mães – VW, BMW, Daim­ler – e ou­tras mar­cas es­tran­gei­ras, co­mo Ford, Al­fa Ro­meo, Da­cia, Hyun­dai e Mazda.

A KBA, com com­pe­tên­ci­as a ní­vel eu­ro­peu, quer ago­ra as­se­gu­rar que as emis­sões po­lu­en­tes nos mo­to­res Di­e­sel, tan­to de mar­cas do país co­mo es­tran­gei­ras, não fo­ram ma­ni­pu­la­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.