Go­ver­no re­cor­re aos tri­bu­nais

A Ad­vo­ga­da-Ge­ral do Es­ta­do es­pa­nhol, Mar­ta Sil­va de La­pu­er­ta, apre­sen­tou on­tem ao Tri­bu­nal Cons­ti­tu­ci­o­nal (TC) o re­cur­so do go­ver­no es­pa­nhol con­tra a re­so­lu­ção in­de­pen­den­tis­ta apro­va­da na se­gun­da-fei­ra no par­la­men­to ca­ta­lão.

Metro Portugal (Lisbon) - - MUNDO -

O re­cur­so de in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de foi apro­va­do on­tem em reu­nião ex­tra­or­di­ná­ria do Con­se­lho es­pa­nhol de Mi­nis­tros.

O exe­cu­ti­vo pe­de ao Tri­bu­nal Cons­ti­tu­ci­o­nal que ad­vir­ta a pre­si­den­te do Par­la­men­to ca­ta­lão, Car­me For­ca­dell, o pre­si­den­te do go­ver­no re­gi­o­nal da Ca­ta­lu­nha, Ar­tur Mas, e a ou­tros 20 de­ten­to­res de car­gos pú­bli­cos que in­cor­rem num “de­li­to de de­so­be­di­ên­cia” ca­so se re­cu­sem a cum­prir as re­so­lu­ções do tri­bu­nal, re­ve­lou a ad­vo­ga­da-ge­ral do Es­ta­do. A ad­ver­tên­cia con­tem­pla igual­men­te a pos­si­bi­li­da­de de sus­pen­são de fun­ções.

Após a aprovação no par­la­men­to ca­ta­lão da re­so­lu­ção con­jun­ta dos par­ti­dos in­de­pen­den­tis­tas Junts pel Sí e CUP (Can­di­da­tu­ra de Uni­da­de Po­pu­lar, ex­tre­ma-es­quer­da), o go­ver­no es­pa­nhol so­li­ci­tou de ime­di­a­to um re­la­tó­rio do Con­se­lho de Es­ta­do, es­sen­ci­al pa­ra avan­çar com um re­cur­so de in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de ao TC.

REU­TERS

“Não é ape­nas uma re­a­ção a uma mo­ção apro­va­da num par­la­men­to, é a de­fe­sa de um país”, dis­se o che­fe do Go­ver­no es­pa­nhol, Ma­ri­a­no Ra­joy.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.