Pe­los di­rei­tos dos atle­tas não do­pa­dos

Co­mi­té Olím­pi­co rus­so ape­la à au­to­ri­za­ção dos atle­tas não im­pli­ca­dos em ca­sos de do­ping pa­ra com­pe­ti­rem.

Metro Portugal (Lisbon) - - SPORT -

“O Co­mi­té Olím­pi­co da Rús­sia (COR) pe­de à Agên­cia Mun­di­al An­ti­do­pa­gem (AMA) e à Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Atle­tis­mo (IAAF) que te­nham em con­si­de­ra­ção o di­rei­to dos atle­tas em par­ti­ci­par nas com­pe­ti­ções in­ter­na­ci­o­nais”, in­for­mou o or­ga­nis­mo rus­so, em co­mu­ni­ca­do.

A au­to­ri­da­de des­por­ti­va rus­sa mos­trou-se dis­pos­ta a co­o­pe­rar com to­das as or­ga­ni­za­ções in­ter­na­ci­o­nais na lu­ta con­tra o do­ping já que “es­sa é a úni­ca for­ma de de­fen­der a ver­da­de des­por­ti­va”. Por ou­tro la­do, o COR fri­sa que de­vem ser cas­ti­ga­dos “com a má­xi­ma du­re­za” os des­por­tis­tas que te­nham usa­do subs­tân­ci­as proi­bi­das e “apoia em ple­no os es­for­ços do Co­mi­té Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal, da AMA, da co­mu­ni­da­de des­por­ti­va em ge­ral e dos ór­gãos de Es­ta­do rus­sos” nes­ta “lu­ta”.

A Rús­sia propôs on­tem à AMA a ela­bo­ra­ção de um “ro­tei­ro” pa­ra com­ba­ter o do­ping en­tre atle­tas rus­sos, ame­a­ça­dos de não mar­ca­rem pre­sen­ça nos Jo­gos Olím­pi­cos do Rio de Ja­nei­ro 2016. “Dis­se-lhes: va­mos fa­zer um ro­tei­ro. Se o cum­prir­mos, da­mos as mãos e não va­mos es­tar sem­pre ame­a­ça­dos, ca­da vez que apa­re­ça um no­vo do­cu­men­to” so­bre do­ping na Rús­sia, re­fe­riu o mi­nis­tro rus­so dos Des­por­tos, Vi­taly Mut­ko, à agên­cia In­ter­fax. Tan­to a AMA co­mo a IAAF exi­gem que a Rús­sia res­pon­da ain­da es­ta se­ma­na às acu­sa­ções de que o Es­ta­do per­mi­tiu a cri­a­ção de um sis­te­ma de do­ping no seu atle­tis­mo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.