Proi­bi­do jo­gar de ca­be­ça

Fu­te­bol. Cri­an­ças até dez anos im­pe­di­das de ca­be­ce­ar nos EUA. Re­vo­lu­ção a ca­mi­nho no “soc­cer” de ba­se, a bem da se­gu­ran­ça.

Metro Portugal (Lisbon) - - SPORT - R.A.C.

A me­di­da é vá­li­da pa­ra as equi­pas jo­vens da Fe­de­ra­ção de Fu­te­bol dos EUA (USSF), in­cluin­do as da Ma­jor Le­a­gue Soc­cer (MLS). Pa­ra as equi­pas das res­tan­tes li­gas, não pas­sa de uma re­co­men­da­ção. Anun­ci­a­da foi ain­da a li­mi­ta­ção do nú­me­ro de to­ques de ca­be­ça pa­ra cri­an­ças dos 11 aos 13 anos; nes­te ca­so, as or­dens são apli­ca­das so­men­te nos trei­nos.

A me­di­da te­ve ori­gem nu­ma ação ju­di­ci­al mo­vi­da em 2014 num tri­bu­nal da Ca­li­fór­nia, por um gru­po de pais. O ob­je­ti­vo era pre­ve­nir que os miú­dos so­fres­sem con­cus­sões ce­re­brais – trau­ma­tis­mo cra­ni­a­no me­nor, po­ten­ci­al­men­te con­traí­do no im­pac­to da ca­be­ça na bo­la ou en­tre ca­be­ças, na dis­pu­ta do es­fé­ri­co.

123RF

No fu­te­bol é co­mum ha­ver trei­nos em que só va­le mar­car de ca­be­ça. Nos EUA, pa­ra os mais pe­que­nos, vai dei­xar de ser as­sim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.