Pla­no de ação con­jun­to

Mi­gra­ções. A ci­mei­ra eu­ro-afri­ca­na so­bre mi­gra­ções aca­bou on­tem, em Mal­ta, com a União Eu­ro­peia a anun­ci­ar um fun­do de apoio de emer­gên­cia de 1,8 mil mi­lhões de eu­ros a Áfri­ca.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - R.A.C.

Acor­do pa­ra apoio de emer­gên­cia a Áfri­ca no va­lor de 1.800 M€

Ao dis­po­ni­bi­li­zar es­te fun­do, ofi­ci­a­li­za­do no se­gun­do e úl­ti­mo dia da ci­mei­ra em La Va­let­ta, Bruxelas es­pe­ra que os paí­ses afri­ca­nos au­men­tem a sua colaboração pa­ra tra­var o aflu­xo de re­fu­gi­a­dos e mi­gran­tes que par­tem ru­mo à Eu­ro­pa. Mais de 30 paí­ses afri­ca­nos vão re­ce­ber es­te apoio. Por­tu­gal con­tri­bui com €250.000.

O fun­do vai fi­nan­ci­ar um pla­no de ação con­jun­to com de­ze­nas de ini­ci­a­ti­vas. En­tre es­tas es­tão o re­pa­tri­a­men­to de mi­gran­tes ile­gais, fa­ci­li­tar o re­gi­me de vis­tos pa­ra vi­a­jan­tes le­gí­ti­mos e per­mi­tir o en­vio de re­mes­sas de di­nhei­ro.

Não foi um acor­do fá­cil. Macky Sall, pre­si­den­te se­ne­ga­lês, con­fes­sou ter dois pro­ble­mas. O pri­mei­ro, mais con­cre­to, tem a ver com o fun­do de emer­gên­cia, que diz não ser “su­fi­ci­en­te” pa­ra re­sol­ver os pro­ble­mas de Áfri­ca; o ou­tro es­tá li­ga­do ao re­pa­tri­a­men­to. “Não po­dem in­sis­tir que os afri­ca­nos se­jam re­ad­mi­ti­dos nos seus paí­ses de ori­gem quan­do aco­lhem sí­ri­os e ou­tros. O nú­me­ro de afri­ca­nos que mi­gram pa­ra a Eu­ro­pa não é tão im­por­tan­te co­mo al­guns di­zem”, afir­mou.

Na ci­mei­ra, o lí­der do Con­se­lho Eu­ro­peu, Do­nald Tusk, apro­vei­tou pa­ra cor­ro­bo­rar a de­ci­são da Sué­cia, anun­ci­a­da quar­ta-fei­ra, de vol­tar a im­por o con­tro­lo de fron­tei­ras. Na óti­ca de Tusk, sal­var o es­pa­ço Schen­gen, de li­vre cir­cu­la­ção no in­te­ri­or da UE, im­pli­ca, pre­ci­sa­men­te, “re­por os con­tro­los fron­tei­ri­ços”.

UE en­fren­ta aflu­xo re­cor­de de mi­gran­tes es­te ano – 800.000 até no­vem­bro. Áfri­ca re­pre­sen­ta um quin­to do to­tal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.