Pla­no ener­gé­ti­co co­mum

Ener­gia. Co­mis­são Eu­ro­peia ado­ta lis­ta de 195 pro­je­tos de in­te­res­se co­mum, qua­tro dos quais em Por­tu­gal. São in­fra­es­tru­tu­ras ener­gé­ti­cas ful­crais que en­vol­ve­rão os 28 Es­ta­dos-Mem­bros.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - LUSA

Co­mis­são Eu­ro­peia ado­ta 195 pro­je­tos de in­fra­es­tru­tu­ras

Dois dos pro­je­tos de in­te­res­se co­mum (PIC) iden­ti­fi­ca­dos em Por­tu­gal in­te­gram-se no “clus­ter” in­ter­no pa­ra me­lho­rar a in­te­gra­ção das ener­gi­as re­no­vá­veis – as li­nhas in­ter­nas en­tre Pe­dral­va e Sobrado e en­tre Vieira do Mi­nho, Ri­bei­ra de Pe­na e Fei­ra – e me­lho­rar as in­ter­li­ga­ções elé­tri­cas com Es­pa­nha.

Os ou­tros pro­je­tos que en­vol­vem Por­tu­gal re­la­ci­o­nam-se com os flu­xos ener­gé­ti­cos bi­la­te­rais, in­cluin­do a cons­tru­ção de uma ter­cei­ra in­ter­li­ga­ção com Es­pa­nha e de uma ou­tra en­tre a Pe­nín­su­la Ibé­ri­ca e Fran­ça.

Os 195 PIC on­tem ado­ta­dos, con­si­de­ra a Co­mis­são Eu­ro­peia, con­tri­bui­rão pa­ra a di­ver­si­fi­ca­ção das fon­tes de ener­gia e das ro­tas de trans­por­te e ain­da pa­ra acabar com o iso­la­men­to ener­gé­ti­co de al­guns Es­ta­dos-Mem­bros. O au­men­to do ní­vel de fon­tes de ener­gia re­no­vá­veis na re­de é ou­tro ob­je­ti­vo de Bruxelas.

Os PIC be­ne­fi­ci­a­rão de pro­ces­sos de li­cen­ci­a­men­to ace­le­ra­dos e de me­lho­res con­di­ções re­gu­la­men­ta­res – foi atri­buí­do às in­fra­es­tru­tu­ras ener­gé­ti­cas tran­seu­ro­pei­as um or­ça­men­to de 5.350 mi­lhões de eu­ros no âm­bi­to do MIE pa­ra 2014-2020.

REU­TERS

Ob­je­ti­vo é a di­ver­si­fi­ca­ção das fon­tes de ener­gia e das ro­tas de trans­por­te e ain­da pa­ra acabar com o iso­la­men­to ener­gé­ti­co de al­guns paí­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.