44 ar­gui­dos por cri­mes se­xu­ais con­tra cri­an­ças

In­ter­net. De acor­do com a Pro­cu­ra­do­ra-Ge­ral da Re­pú­bli­ca (PGR), en­tre janeiro e ju­lho, fo­ram ana­li­sa­dos 20.647 fi­chei­ros e 1.181 pas­tas que de­ram ori­gem a 593 par­ti­ci­pa­ções.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL -

O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co cons­ti­tuiu es­te ano 44 ar­gui­dos, 37 dos quais ho­mens, por cri­mes se­xu­ais con­tra cri­an­ças atra­vés da In­ter­net e de mei­os in­for­má­ti­cos, re­ve­lou on­tem a Pro­cu­ra­do­ra-Ge­ral da Re­pú­bli­ca (PGR), Jo­a­na Mar­ques Vi­dal. A cons­ti­tui­ção dos ar­gui­dos re­sul­tou de in­ves­ti­ga­ções de cri­mes se­xu­ais con­tra me­no­res co­mu­ni­ca­dos às au­to­ri­da­des por­tu­gue­sas por ou­tros Es­ta­dos e or­ga­ni­za­ções in­ter­na­ci­o­nais.

“To­da a in­for­ma­ção que nos che­ga ao ga­bi­ne­te ci­ber­cri­me, atra­vés de uma or­ga­ni­za­ção in­ter­na­ci­o­nal, é re­me­ti­da pa­ra uma sec­ção do De­par­ta­men­to Cen­tral de In­ves­ti­ga­ção e Ação Penal”, on­de dois ma­gis­tra­dos ana­li­sam a in­for­ma­ção e re­me­tem às co­mar­cas e de­par­ta­men­tos de in­ves­ti­ga­ção cri­mi­nal res­pe­ti­vos os ca­sos que vão dar ori­gem a inqué­ri­tos cri­mi­nais. Se­gun­do a PGR, “já hou­ve ca­sos em que es­te ti­po de co­mu­ni­ca­ções de­ram ori­gem a de­ten­ções em pri­são pre­ven­ti­va de ar­gui­dos e ca­sos de acu­sa­ções”.

Jo­a­na Mar­ques Vi­dal aler­tou pa­ra es­te ti­po de cri­mes atra­vés dos mei­os in­for­má­ti­cos, afir­man­do que “é uma re­a­li­da­de ain­da mui­to es­con­di­da”. “Sa­be­mos que a mai­or par­te dos abu­sos se­xu­ais con­tra cri­an­ças par­ti­ci­pa­dos em Por­tu­gal”, se­gun­do al­guns es­tu­dos, são pra­ti­ca­dos “no meio fa­mi­li­ar ou por pes­so­as de re­la­ções pró­xi­mas das ví­ti­mas”, mas “há um mun­do ex­tra­or­di­na­ri­a­men­te escuro, com­ple­xo e de di­fí­cil de­ten­ção de uti­li­za­ção das re­des so­ci­ais e da In­ter­net” pa­ra a prá­ti­ca des­tes cri­mes.

123RF

Nes­te mo­men­to, e de acor­do com os da­dos da PGR, es­tão 201 par­ti­ci­pa­ções pen­den­tes em in­ves­ti­ga­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.