Blat­ter e Platini ain­da de cas­ti­go

FIFA. Fo­ram on­tem re­jei­ta­dos os re­cur­sos de Sepp Blat­ter e Mi­chel Platini à sus­pen­são de 90 di­as que re­cai so­bre am­bos.

Metro Portugal (Lisbon) - - SPORT - RUI ALE­XAN­DRE CO­E­LHO

No dia 7 de ou­tu­bro, o Co­mi­té de Éti­ca da FIFA ti­nha afas­ta­do por três me­ses os di­ri­gen­tes suí­ço e fran­cês das fun­ções de lí­de­res da FIFA e UE­FA, res­pe­ti­va­men­te. Mo­ti­vo: a im­pli­ca­ção no es­cân­da­lo de cor­rup­ção que atin­giu a cú­pu­la da ins­ti­tui­ção que ge­re o fu­te­bol mun­di­al. On­tem, o Co­mi­té de Ape­lo da FIFA, pre­si­di­do por Lar­ry Mus­sen­den, re­jei­tou os re­cur­sos de Blat­ter e Platini e con­fir­mou, em co­mu­ni­ca­do, as me­di­das pro­vi­só­ri­as pre­vi­a­men­te to­ma­das.

Can­di­da­to à pre­si­dên­cia da FIFA, Platini não gos­tou nem um pou­co da de­ci­são do co­mi­té, a quem acu­sou de fal­ta de isenção. “É um ór­gão de acu­sa­ção da FIFA”, dis­se, atra­vés dos seus ad­vo­ga­dos, nu­ma no­ta en­vi­a­da à AFP. Ao in­vés, anun­ci­ou que vai re­cor­rer ao Tri­bu­nal Ar­bi­tral do Des­por­to (TAS), que con­si­de­ra “in­de­pen­den­te e sé­rio”.

De acor­do com os ad­vo­ga­dos do ex-fu­te­bo­lis­ta e Bo­la de Ou­ro pe­la re­vis­ta France Fo­ot­ball em 1983, 1984 e 1985, a FIFA “or­ga­ni­za – e nin­guém o ten­ta es­con­der – uma es­tra­té­gia de­li­be­ra­da e inad­mis­sí­vel de atra­so da cam­pa­nha de Mi­chel Platini pa­ra a pre­si­dên­cia” do or­ga­nis­mo. Os ad­vo­ga­dos de Platini rei­te­ram ain­da a “con­fi­an­ça no TAS pa­ra re­es­ta­be­le­cer to­dos os di­rei­tos [do seu cli­en­te]”.

Tam­bém Blat­ter, pre­si­den­te de­mis­si­o­ná­rio da FIFA, es­tá de­sa­pon­ta­do com a de­ci­são do Co­mi­té de Ape­lo do or­ga­nis­mo. Atra­vés do seu ad­vo­ga­do, Ri­chard Cul­len, o hel­vé­ti­co fez sa­ber que “vai con­ti­nu­ar a lu­tar e es­tá an­si­o­so por po­der ser ou­vi­do e tam­bém de po­der apre­sen­tar pro­vas e as­sim de­mons­trar que não te­ve qual­quer má con­du­ta”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.