Con­fir­ma­ção da mor­te de Aba­a­oud

Fran­ça. O cor­po do pre­su­mí­vel “cé­re­bro” dos aten­ta­dos de Pa­ris, Ab­de­lha­mid Aba­a­oud, foi iden­ti­fi­ca­do en­tre os dois mor­tos na ope­ra­ção po­li­ci­al de quar­ta-fei­ra em Saint-De­nis.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL -

“Ab­de­lha­mid Aba­a­oud foi for­mal­men­te iden­ti­fi­ca­do co­mo ten­do si­do mor­to na ope­ra­ção” na­que­le su­búr­bio a nor­te de Pa­ris, lê-se num co­mu­ni­ca­do da Pro­cu­ra­do­ria de Pa­ris e ci­ta­do pe­la agên­cia Lusa. Se­gun­do o tex­to, Aba­a­oud foi iden­ti­fi­ca­do pe­las im­pres­sões di­gi­tais. O cor­po es­ta­va cri­va­do de ba­las.

A ope­ra­ção das for­ças es­pe­ci­ais fran­ce­sas lan­ça­da na ma­dru­ga­da de an­te­on­tem em Saint-De­nis, vi­sa­va cap­tu­rar Aba­a­oud, de­pois de ele­men­tos do inqué­ri­to, ob­ti­dos atra­vés de es­cu­tas, vi­gi­lân­cia e tes­te­mu­nhos, que “fa­zi­am crer” que Ab­de­lha­mid Aba­a­oud es­ta­va no apar­ta­men­to vi­sa­do pe­las for­ças es­pe­ci­ais, ex­pli­cou o pro­cu­ra­dor de Pa­ris, Fran­çois Mo­lins.

Na ope­ra­ção mor­re­ram du­as pes­so­as, am­bas no in­te­ri­or do apar­ta­men­to cer­ca­do pe­la po­lí­cia, uma mu­lher que se fez ex­plo­dir e um ho­mem, iden­ti­fi­ca­do co­mo Aba­a­oud, atin­gi­do a ti­ro pe­la po­lí­cia. Ci­da­dão bel­ga, de 29 anos, Aba­a­oud vi­a­jou pa­ra a Sí­ria em 2014 pa­ra se jun­tar ao gru­po ter­ro­ris­ta Es­ta­do Is­lâ­mi­co.

E foi tam­bém na Bél­gi­ca que on­tem a po­lí­cia de­te­ve no­ve pes­so­as du­ran­te ope­ra­ções po­li­ci­ais re­la­ci­o­na­das com os aten­ta­dos de sex­ta-fei­ra em Pa­ris.

Se­te pes­so­as fo­ram “le­va­das pa­ra in­ves­ti­ga­ções adi­ci­o­nais” no fi­nal de seis ope­ra­ções em Bruxelas, re­la­ci­o­na­das com Bilal Had­fi, um dos três bom­bis­tas sui­ci­das fran­ce­ses que mor­re­ram jun­to ao Sta­de de France.

© EPA

Na sequência dos aten­ta­dos, o Par­la­men­to fran­cês apro­vou on­tem o pro­lon­ga­men­to do es­ta­do de emer­gên­cia, por três me­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.