Um avião aba­ti­do e uma fa­ca­da nas cos­tas

Tur­quia. For­ça aé­rea tur­ca aba­teu on­tem um avião de com­ba­te rus­so, que te­rá in­va­di­do o es­pa­ço aé­reo de An­ca­ra. Vla­di­mir Pu­tin acu­sa os tur­cos de trai­ção e pro­me­te res­pos­ta fir­me.

Metro Portugal (Lisbon) - - MUNDO - LUÍS CAR­MO

O pre­si­den­te rus­so ga­ran­te que o avião foi aba­ti­do na Sí­ria, on­de a Rús­sia es­tá a com­ba­ter o Da­esh e ou­tras for­ças po­lí­ti­cas que fa­zem opo­si­ção a Bashar al-As­sad, o pre­si­den­te sí­rio. Pu­tin ati­rou que a Rús­sia le­vou uma “fa­ca­da nas cos­tas” da Tur­quia que acu­sou de ser “cúm­pli­ce de ter­ro­ris­tas”.

Pu­tin as­se­gu­rou que Mos­co­vo “não vai to­le­rar es­tes cri­mes”, que te­rão “sé­ri­as con­sequên­ci­as” nas re­la­ções en­tre os dois paí­ses. Ser­gei La­vrov, mi­nis­tro rus­so dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros, can­ce­lou a vi­si­ta à Tur­quia e acon­se­lhou os rus­sos a não vi­a­ja­rem em la­zer pa­ra a Tur­quia, que com­pa­rou ao Egi­to, on­de caiu um avião rus­so ví­ti­ma de aten­ta­do ter­ro­ris­ta, ma­tan­do 224 pes­so­as.

Por seu lado, a Tur­quia as­se­gu­ra que atin­giu o avião rus­so após es­te ter in­va­di­do re­pe­ti­das ve­zes o seu es­pa­ço aé­reo e de­pois de vá­ri­os avi­sos pa­ra se re­ti­rar. O pri­mei­ro-mi­nis­tro tur­co, Ah­met Da­vu­to­glu, ga­ran­tiu que o seu país se vai de­fen­der, sem­pre que “al­guém vi­o­lar” as su­as fron­tei­ras. O aba­te do avião foi um dos epi­só­di­os mais gra­ves en­tre um país-mem­bro da NATO e a Rús­sia, em 50 anos.

En­tre­tan­to, Al­pas­lan Ce­lik, lí­der mi­li­tar dos re­bel­des tur­co­ma­nos – mi­no­ria sí­ria que fa­la tur­co e lu­ta con­tra Bashar al-As­sad – que lu­tam na re­gião sí­ria on­de caiu o avião, ga­ran­tiu que ma­tou os dois pi­lo­tos do apa­re­lho “quan­do des­ci­am de pa­ra­que­das”. A Rús­sia con­fir­ma a mor­te de um pi­lo­to e de um ou­tro sol­da­do na ope­ra­ção de res­ga­te.

© EPA

Vla­di­mir Pu­tin ale­ga que o avião rus­so foi aba­ti­do quan­do es­ta­va um qui­ló­me­tro den­tro do ter­ri­tó­rio sí­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.