CE quer ou­vir no­vo mi­nis­tro

Finanças. O ob­je­ti­vo é co­nhe­cer as “in­ten­ções” do Go­ver­no por­tu­guês, dis­se o co­mis­sá­rio eu­ro­peu dos As­sun­tos Eco­nó­mi­cos.

Metro Portugal (Lisbon) - - ECONOMIA -

A Co­mis­são Eu­ro­peia (CE) vai en­trar em con­tac­to “mui­to ra­pi­da­men­te” com o no­vo mi­nis­tro das Finanças, Má­rio Cen­te­no, dis­se on­tem o co­mis­sá­rio eu­ro­peu dos As­sun­tos Eco­nó­mi­cos.

Ques­ti­o­na­do so­bre se a Co­mis­são Eu­ro­peia es­tá pre­o­cu­pa­da por o no­vo Go­ver­no so­ci­a­lis­ta que to­mou on­tem pos­se – com o apoio de Blo­co de Es­quer­da e PCP – ter anun­ci­a­do uma in­ver­são nas po­lí­ti­cas de aus­te­ri­da­de, Pi­er­re Mos­co­vi­ci dis­se que a Co­mis­são não tem “qual­quer ra­zão pa­ra ter sus­pei­tas a pri­o­ri” de que Por­tu­gal não cum­pri­rá os com­pro­mis­sos, do mes­mo mo­do que “tam­bém não há qual­quer ra­zão de pas­sar an­te­ci­pa­da­men­te um che­que em bran­co”.

Mos­co­vi­ci, que fa­la­va em Bruxelas, lem­brou que “o pri­mei­ro-mi­nis­tro An­tó­nio Cos­ta já con­fir­mou” que Por­tu­gal vai hon­rar os com­pro­mis­sos eu­ro­peus, e apon­tou que a Co­mis­são quer co­nhe­cer mui­to em bre­ve de que mo­do o pre­ten­de fa­zer. “Va­mos en­trar em con­tac­to com o no­vo mi­nis­tro das Finanças mui­to ra­pi­da­men­te, pa­ra sa­ber quais são as su­as in­ten­ções e as in­ten­ções do Go­ver­no re­la­ti­va­men­te ao res­pei­to dos com­pro­mis­sos eu­ro­peus de Por­tu­gal, que o pri­mei­ro-mi­nis­tro An­tó­nio Cos­ta con­fir­mou (que pre­ten­de res­pei­tar). Va­mos ver em que con­di­ções” o pre­ten­de fa­zer, de­cla­rou o co­mis­sá­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.