Mi­nas ter­res­tres ma­tam mais

Re­la­tó­rio. Ví­ti­mas mor­tais re­gis­ta­das em 2014 em 56 paí­ses au­men­tou 12% fa­ce a 2013, ma­tan­do 3.678 pes­so­as.

Metro Portugal (Lisbon) - - MUNDO -

A con­clu­são sur­giu on­tem num re­la­tó­rio in­ter­na­ci­o­nal so­bre a si­tu­a­ção até ou­tu­bro des­te ano. No “Land­mi­ne Re­port 2015”, da Cam­pa­nha In­ter­na­ci­o­nal pa­ra Eli­mi­nar as Mi­nas Ter­res­tres (ICBL, si­gla em in­glês), é ana­li­sa­da a si­tu­a­ção nos 162 paí­ses que as­si­na­ram o Tra­ta­do pa­ra a Eli­mi­na­ção das Mi­nas e con­clui-se que 80% das ví­ti­mas mor­tais são ci­vis e, de­las, 39% são cri­an­ças.

O do­cu­men­to adi­an­ta ain­da que, em mui­tos paí­ses em que se re­gis­ta­ram mor­tes, não fo­ram con­ta­bi­li­za­dos, ain­da as­sim, os fe­ri­dos, so­bre­tu­do em zo­nas de con­fli­to, pe­lo que o nú­me­ro de ví­ti­mas mor­tais po­de ser “su­pe­ri­or”, em­bo­ra o to­tal de 2015 se­ja o se­gun­do mais bai­xo des­de que a ICBL co­me­çou, em 1999, a ela­bo­rar re­la­tó­ri­os so­bre o te­ma.

De ou­tu­bro de 2014 a ou­tu­bro des­te ano, três es­ta­dos, to­dos eles não sig­na­tá­ri­os do tra­ta­do, per­mi­ti­ram que as res­pe­ti­vas for­ças ar­ma­das uti­li­zas­sem mi­nas ter­res­tres: Bir­mâ­nia, Co­reia do Nor­te e Sí­ria.

O Afe­ga­nis­tão é o país on­de mor­re­ram mais pes­so­as em 2014 – 1.296, mais 1.050 do que em 2013. A Rús­sia é o país que tem mais mi­nas ar­ma­ze­na­das – 26,6 mi­lhões.

REU­TERS

Nos úl­ti­mos cin­co anos, fo­ram des­mi­na­dos 980 qui­ló­me­tros qua­dra­dos de ter­ra e fo­ram des­truí­das 1,48 mi­lhões de mi­nas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.