A sul de Lis­boa, uma no­va baía

Ini­ci­a­ti­va. O Lis­bon South Bay blog “agre­ga in­for­ma­ção e dá a co­nhe­cer, de uma for­ma apai­xo­na­da, a re­gião e os seus re­cur­sos”. É “uma mon­tra das ‘mais-va­li­as’ da mar­gem sul”.

Metro Portugal (Lisbon) - - CULTO - M.A.

Mar­le­ne Gaspar, uma das res­pon­sá­veis do pro­je­to que se­rá lan­ça­do ho­je, re­ve­la ao me­tro que es­te tem co­mo pro­pó­si­to “fa­zer es­sa di­vul­ga­ção, de for­ma ins­pi­ra­do­ra e so­fis­ti­ca­da, pa­ra que quem nos vi­si­te quei­ra vir cá, es­tar aqui e vol­tar!” O Lis­bon South Bay blog tem co­mo prin­ci­pal ob­je­ti­vo “di­na­mi­zar a in­dús­tria e o co­mér­cio; a edu­ca­ção, pro­mo­ver o em­pre­go e o em­pre­en­de­do­ris­mo”, acres­cen­ta.

A ideia do blog, cri­a­do com Ca­ta­ri­na La­bo­ri­nho e Jo­el Reis, sur­ge por­que “não ha­via con­teú­dos cen­tra­li­za­dos” so­bre a zo­na e, se­gun­do Mar­le­ne Gaspar, “é uma for­ma de “dar a co­nhe­cer lo­cais, ne­gó­ci­os e pes­so­as com a ele­va­ção e des­ta­que que lhe são de­vi­dos”. Além dis­so, es­te é um “su­por­te de co­mu­ni­ca­ção sem fil­tros ins­ti­tu­ci­o­nais, que não tem fron­tei­ras es­tan­ques. É um es­pa­ço de opi­nião, on­de se po­de as­su­mir gostos e pre­fe­rên­ci­as com fron­ta­li­da­de e sem pre­con­cei­tos.”

Na opi­nião da res­pon­sá­vel, o pre­con­cei­to que exis­te é em re­la­ção à re­gião “não tem ra­zão de ser, mas a ver­da­de é que, por ve­zes, se sen­te es­se es­tig­ma ‘da mar­gem sul’”. Com o pro­je­to, diz Mar­le­ne Gaspar, “que­re­mos, or­gu­lho­sa­men­te, mos­trar que a ‘South Bay’ é mui­to mais do que as prai­as”. Com o mo­te de “NÓS AQUI”, o blog re­ve­la “as prai­as, os res­tau­ran­tes, even­tos cul­tu­rais e des­por­ti­vos, es­pa­ços ver­des, zo­nas de la­zer e spots de elei­ção on­de as pes­so­as pri­vi­le­gi­am a tran­qui­li­da­de, a paz e o ser cool”. E a zo­na tem tu­do is­to “com uma pro­xi­mi­da­de e uma vis­ta pri­vi­le­gi­a­da da me­lhor ca­pi­tal do mun­do” e “co­mo es­ta­mos mui­to per­to e po­de­mos usu­fruir de­la e de tu­do o que es­ta nos tem pa­ra ofe­re­cer”.

“Em su­ma,”, diz Mar­le­ne Gaspar, “NÓS AQUI, na ‘South Bay’, que­re­mos dei­xar de ser vis­tos co­mo ‘a mar­gem sul’, a ‘ou­tra ban­da’, ‘o lado de lá’ pa­ra ser­mos vis­tos co­mo ‘a mar­gem on­de é cool es­tar’”.

Des­cu­bra tu­do so­bre a baía que fi­ca a sul de Lis­boa em http://lis­bon­south­bay­blog.pt.

JO­EL REIS

A vis­ta de Lis­boa, a paz e a tran­qui­li­da­de, o des­por­to e o la­zer são o “DNA” da mar­gem sul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.