Mu­lhe­res são pre­ju­di­ca­das

Mer­ca­do de tra­ba­lho. Em cau­sa es­tá a fal­ta de “in­fra­es­tru­tu­ras de qua­li­da­de” pa­ra aco­lher as cri­an­ças, re­ve­lou on­tem a UMAR.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL -

A União de Mu­lhe­res Al­ter­na­ti­va e Res­pos­ta – UMAR con­si­de­rou que as mu­lhe­res são pe­na­li­za­das quan­do op­tam por tra­tar dos fi­lhos em de­tri­men­to da car­rei­ra pro­fis­si­o­nal por­que fal­tam “in­fra­es­tru­tu­ras de qua­li­da­de” pa­ra aco­lher as cri­an­ças.

A re­a­ção da UMAR sur­ge a pro­pó­si­to do re­la­tó­rio da OCDE que re­ve­la que as mães por­tu­gue­sas que pa­ram as car­rei­ras têm as pen­sões mais bai­xas en­tre as mu­lhe­res dos 34 paí­ses da OCDE. Pa­ra a res­pon­sá­vel da UMAR, Ma­nu­e­la Ta­va­res, é ne­ces­sá­ria uma me­lhor ar­ti­cu­la­ção en­tre a vi­da fa­mi­li­ar e pro­fis­si­o­nal, dan­do con­di­ções às mu­lhe­res e ho­mens pa­ra dei­xa­rem os fi­lhos em “in­fra­es­tru­tu­ras de qua­li­da­de”.

123RF

Ar­ti­cu­la­ção en­tre a vi­da pro­fis­si­o­nal e fa­mi­li­ar é uma das ori­en­ta­ções mais im­por­tan­tes atu­al­men­te na Eu­ro­pa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.