Pla­no ver­da­dei­ro no iní­cio do pró­xi­mo ano

OE2016. A Co­mis­são Eu­ro­peia ad­mi­tiu on­tem que acei­ta­rá um es­bo­ço do pla­no de Or­ça­men­to do Es­ta­do pa­ra 2016 (OE2016) de Por­tu­gal “até fi­nal do ano/iní­cio de janeiro”.

Metro Portugal (Lisbon) - - ECONOMIA -

À agên­cia Lusa, uma fon­te co­mu­ni­tá­ria re­ve­lou que o pre­si­den­te da Co­mis­são Eu­ro­peia (CE), Je­an Clau­de-Junc­ker, dei­xou cla­ro que Bruxelas “não quer um pla­no de or­ça­men­to com ba­se num ce­ná­rio de po­lí­ti­cas inal­te­ra­das”, mas que até “ao fi­nal do ano/iní­cio de janeiro de­ve­rá ser en­tre­gue um ver­da­dei­ro pla­no de Or­ça­men­to do Es­ta­do”.

O mi­nis­tro das Finanças do Go­ver­no PS, Má­rio Cen­te­no, fez uma “vi­si­ta de cor­te­sia ao vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são Eu­ro­peia, Val­dis Dom­brovs­kis, ao co­mis­sá­rio (dos As­sun­tos Eco­nó­mi­cos) Mos­co­vi­ci e à co­mis­sá­ria (da Con­cor­rên­cia) Ves­ta­ger”, acres­cen­tou, por seu lado, uma por­ta-voz da Co­mis­são Eu­ro­peia. A por­ta-voz re­fe­riu que es­tes en­con­tros de­cor­re­ram “nu­ma atmosfera ami­gá­vel e cons­tru­ti­va”. e que “os co­mis­sá­ri­os apre­ci­a­ram es­ta opor­tu­ni­da­de de ter uma pri­mei­ra con­ver­sa so­bre as­sun­tos de in­te­res­se co­mum”, con­cluiu.

O an­te­ri­or Exe­cu­ti­vo PSD/CDS de­ci­diu não apre­sen­tar o pla­no or­ça­men­tal de Por­tu­gal pa­ra 2016 den­tro do pra­zo de­fi­ni­do no “se­mes­tre eu­ro­peu” de co­or­de­na­ção de po­lí­ti­cas eco­nó­mi­cas e or­ça­men­tais da UE (que es­ti­pu­la a da­ta li­mi­te de 15 de ou­tu­bro), em vir­tu­de das elei­ções le­gis­la­ti­vas de 4 de ou­tu­bro.

CE e Go­ver­no de­ci­di­ram não es­pe­rar pe­la reu­nião do Eu­ro­gru­po de se­gun­da-fei­ra pa­ra um en­con­tro de apre­sen­ta­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.