Mais apoio pa­ra com­ba­ter o Da­esh

NATO. A gu­er­ra que a co­li­ga­ção in­ter­na­ci­o­nal tem fei­to aos ex­tre­mis­tas do Da­esh pre­ci­sa de es­for­ços re­do­bra­dos por par­te da Ali­an­ça Atlân­ti­ca, de­fen­dem os EUA, que a li­de­ram.

Metro Portugal (Lisbon) - - ECONOMIA - R.A.C.

No en­ten­der do se­cre­tá­rio de Es­ta­do nor­te-ame­ri­ca­no, é pre­ci­so “in­ten­si­fi­car” o que tem si­do fei­to pa­ra “ata­car o nú­cleo da or­ga­ni­za­ção”, no Ira­que e na Sí­ria. “Pe­di­mos a par­ti­ci­pa­ção de for­ças es­pe­ci­ais que pos­sam con­tri­buir pa­ra a for­ma­ção de po­lí­ci­as, pa­ra for­ne­ci­men­to de mu­ni­ções e as­sis­tên­cia mi­li­tar”, ape­lou on­tem John Ker­ry, em Bruxelas.

Ker­ry, que fa­la­va no se­gun­do e úl­ti­mo dia da reu­nião de mi­nis­tros dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros da NATO, ex­pli­cou que os paí­ses po­dem con­tri­buir de di­fe­ren­tes for­mas. “Não es­ta­mos a fa­lar ne­ces­sa­ri­a­men­te de tro­pas en­vol­vi­das em ações de com­ba­te. Há ain­da in­fra­es­tru­tu­ras mé­di­cas e ou­tros re­cur­sos que po­dem ser mo­bi­li­za­dos, co­mo a re­co­lha de in­for­ma­ção es­tra­té­gi­ca.”

Ou­tro des­ta­que em Bruxelas foi o con­vi­te fei­to ao Mon­te­ne­gro pa­ra que se tor­ne o 29.º mem­bro da NATO. Jens Stol­ten­berg, se­cre­tá­rio-ge­ral da Ali­an­ça Atlân­ti­ca, fa­lou de “um bom dia pa­ra o Mon­te­ne­gro, pa­ra os Bal­cãs oci­den­tais e pa­ra to­da a ali­an­ça mi­li­tar” – sen­ti­men­to par­ti­lha­do pe­lo go­ver­no mon­te­ne­gri­no, que se diz “or­gu­lho­so” com o con­vi­te. Des­con­fi­a­da fi­cou a Rús­sia, que pro­me­teu “me­di­das de res­pos­ta”, sem es­pe­ci­fi­car quais. “Mos­co­vo sem­pre dis­se que a ex­pan­são da NATO e das su­as es­tru­tu­ras mi­li­ta­res pa­ra o les­te (eu­ro­peu) não po­de fi­car sem res­pos­ta do pró­prio les­te, so­bre­tu­do da Rús­sia”, fri­sou o por­ta-voz rus­so, Dmi­try Pes­kov.

REU­TERS

“A NATO é uma ali­an­ça de­fen­si­va que exis­te há 70 anos. A NATO não é uma ame­a­ça pa­ra nin­guém”, dis­se John Ker­ry.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.