Por­tu­gue­ses re­cei­am de­nun­ci­ar cor­rup­ção

Jus­ti­ça. Ca­da vez mais por­tu­gue­ses “que­rem de­nun­ci­ar ca­sos de cor­rup­ção, mas têm me­do de so­frer re­pre­sá­li­as” de­vi­do à ine­fi­cá­cia de um sis­te­ma de pro­te­ção... que só exis­te no pa­pel.

Metro Portugal (Lisbon) - - JORNAL -

“Os por­tu­gue­ses que­rem de­nun­ci­ar mais a cor­rup­ção do que even­tu­al­men­te há uns anos. O país es­tá a sen­tir mui­to di­re­ta­men­te os efei­tos da cor­rup­ção e o im­pac­to eco­nó­mi­co e so­ci­al, que se tra­duz de­pois nes­tas po­lí­ti­cas de aus­te­ri­da­de que têm de co­brir mui­tos dos maus ne­gó­ci­os, des­vi­os e cor­rup­ção”, dis­se à Lusa o di­re­tor da Trans­pa­rên­cia e In­te­gri­da­de, As­so­ci­a­ção Cí­vi­ca (TIAC), João Ba­ta­lha, a pro­pó­si­to do Dia In­ter­na­ci­o­nal Con­tra a Cor­rup­ção. De no­tar que a TIAC re­ce­beu, num ano, mais de 100 quei­xas de in­dí­ci­os de cor­rup­ção ou abu­so, oi­to des­tas en­ca­mi­nha­das pa­ra o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co por sus­pei­tas de cri­me.

O res­pon­sá­vel dis­se que os por­tu­gue­ses que­rem ter um pa­pel mais ati­vo, mas, ao mes­mo tem­po, sen­tem que “ain­da há obs­tá­cu­los mui­to gran­des pa­ra fa­ze­rem de­nún­ci­as de for­ma se­gu­ra”, sen­tin­do-se des­pro­te­gi­das por­que não há um sis­te­ma de de­nun­ci­an­tes a fun­ci­o­nar. Em Por­tu­gal há um prin­cí­pio ge­né­ri­co na lei so­bre a pro­te­ção dos de­nun­ci­an­tes, mas de­pois “na prá­ti­ca não se tra­duz em na­da”, acres­cen­tou.

De sa­li­en­tar ain­da que o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co anun­ci­ou on­tem que ela­bo­rou um Pro­gra­ma de Ação pa­ra com­ba­ter a cor­rup­ção que pre­vê a cri­a­ção de um “Gru­po Per­ma­nen­te con­tra a Cor­rup­ção” e a de­fi­ni­ção de uma “Es­tra­té­gia de Co­mu­ni­ca­ção”. In­ti­tu­la­do “O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Con­tra a Cor­rup­ção”, o pro­gra­ma es­tá di­vi­di­do em qua­tro ei­xos de in­ter­ven­ção: Or­ga­ni­za­ção, Pre­ven­ção, Re­pres­são e For­ma­ção.

LUSA

A mi­nis­tra da Jus­ti­ça, Fran­cis­ca van Du­nem, de­fen­deu que com­ba­ter a cor­rup­ção “im­pli­ca to­das as áre­as da go­ver­na­ção”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.