Der­ro­ta da Fren­te Na­ci­o­nal

A ex­tre­ma- di­rei­ta foi on­tem in­ca­paz, na se­gun­ta vol­ta das re­gi­o­nais, de ga­nhar qual­quer re­gião, ape­sar do êxi­to his­tó­ri­co na pri­mei­ra vol­ta do es­cru­tí­nio, há uma semana.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Ex­tre­ma- di­rei­ta in­ca­paz de ven­cer qual­quer es­cru­tí­nio na se­gun­da vol­ta das elei­ções re­gi­o­nais

A lí­der da Fren­te Na­ci­o­nal (FN), Ma­ri­ne Le Pen, foi a gran­de der­ro­ta­da no nor­te pe­lo ad­ver­sá­rio da opo­si­ção de di­rei­ta, a favor do qual a es­quer­da, no po­der, de­sis­tiu de se apre­sen­tar na se­gun­da vol­ta do úl­ti­mo es­cru­tí­nio em Fran­ça an­tes das pre­si­den­ci­ais de 2017.

Ma­ri­ne per­deu no nor­te, a so­bri­nha Ma­ri­on Ma­ré­chal-Le Pen no sul e Flo­ri­an Phi­lip­po, es­tra­te­go do par­ti­do, na re­gião do gran­de les­te.

A di­rei­ta con­quis­tou pe­lo me­nos cin­co re­giões, en­quan­to a es­quer­da saiu vi­to­ri­o­sa em três re­giões.

Em re­a­ção, Ma­ri­ne Le Pen ga­ran­tiu que o re­sul­ta­do elei­to­ral “des- mas­ca­rou a men­ti­ra em que as­sen­ta o sis­te­ma po­lí­ti­co fran­cês”. Sem re­co­nhe­cer ex­pli­ci­ta­men­te a der­ro­ta, Le Pen di­ri­giu-se aos seus apoi­an­tes com uma men­sa­gem de triun­fo, por­que o seu par­ti­do, dis­se, tri­pli­cou o nú­me­ro de vereadores em re­la­ção a 2010.

Já o lí­der da opo­si­ção con­ser­va­do­ra, ven­ce­dor da noi­te, afir­mou que a der­ro­ta da FN “não de­ve fa­zer es­que­cer a ad­ver­tên­cia a to­dos os res­pon­sá­veis po­lí­ti­cos ve­ri­fi­ca­da na pri­mei­ra vol­ta”. O ex-pre­si­den­te Ni­co­las Sar­kozy fez ain­da um ape­lo à uni­da­de da di­rei­ta pa­ra man­ter a li­nha de “re­cu­sar qual­quer com­pro­mis­so com os par­ti­dos ex­tre­mis­tas”.

Tam­bém o pri­mei­ro-mi­nis­tro fran­cês, o so­ci­a­lis­ta Ma­nu­el Valls, ad­ver­tiu que “o pe­ri­go da ex­tre­ma-di­rei­ta não foi eli­mi­na­do”.

Par­ti­do eu­ro­fó­bi­co e an­ti-imi­gra­ção, a Fren­te Na­ci­o­nal foi fun­da­do em 1972 e é pre­si­di­do des­de 2011 por Ma­ri­ne Le Pen.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.