Uma ame­a­ça, du­as res­pos­tas

EUA. Ame­a­ça ter­ro­ris­ta le­va ao fe­cho do dis­tri­to es­co­lar de Los An­ge­les. No­va Ior­que tam­bém a re­ce­beu, mas não fez ca­so.

Metro Portugal (Lisbon) - - ECONOMIA - RUI ALE­XAN­DRE CO­E­LHO

Ain­da com a cha­ci­na da ci­da­de ca­li­for­ni­a­na de San Ber­nar­di­no bem fres­ca na me­mó­ria (4 de de­zem­bro) co­le­ti­va nor­te-ame­ri­ca­na, so­bre­tu­do en­tre ca­li­for­ni­a­nos, a po­lí­cia da “vi­zi­nha” Los An­ge­les fe­chou as du­as es­co­las pú­bli­cas (mais de 900) e 187 es­co­las pú­bli­cas in­de­pen­den­tes de­vi­do a uma ame­a­ça de bom­ba en­vi­a­da por email.

Ame­a­ça es­sa que as au­to­ri­da­des lo­cais con­si­de­ra­ram “mui­to cre­dí­vel”, e que foi en­vi­a­da a par­tir de um com­pu­ta­dor de Frank­furt, na Ale­ma­nha, re­ve­lou a po­lí­cia após ras­treio do email, que che­gou nas pri­mei­ras ho­ras da ma­nhã. “Es­ta é uma men­sa­gem ra­ra. Não foi a uma, du­as ou três es­co­las. Foi a mui­tas”, dis­se o su­pe­rin­ten­den­te do dis­tri­to es­co­lar de Los An­ge­les, Ra­mon Cor­ti­nes. Ain­da se­gun­do o res­pon­sá­vel, a men­sa­gem men­ci­o­na­va “mo­chi­las e em­ba­la­gens sus­pei­tas”. As in­ves­ti­ga­ções pros­se­guem.

Pro­fes­so­res e cer­ca de 640.000 es­tu­dan­tes fo­ram in­for­ma­dos de que de­ve­ri­am per­ma­ne­cer lon­ge do se­gun­do mai­or dis­tri­to es­co­lar dos EUA, mui­to con­tra o que acon­te­ceu no pri­mei­ro. Tam­bém No­va Ior­que re­ce­beu uma ame­a­ça de bom­ba via email que, se­gun­do o co­mis­sá­rio da po­lí­cia no­va-ior­qui­na, era “pra­ti­ca­men­te igual” à que pa­rou o en­si­no em Los An­ge­les. Só que, nes­te ca­so, as au­to­ri­da­des con­si­de­ra­ram tra­tar-se de “um em­bus­te”, re­ve­lou o co­mis­sá­rio Bill Brat­ton, pe­lo que os alu­nos ti­ve­ram um dia de au­las nor­mal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.