Blat­ter e Platini sus­pen­sos de to­da a ati­vi­da­de li­ga­da ao fu­te­bol

FIFA.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - L.C. COM LUSA

Pre­si­den­te e can­di­da­to à pre­si­dên­cia de or­ga­nis­mo que di­ri­ge fu­te­bol mun­di­al con­de­na­dos pe­lo Co­mi­té de Éti­ca de­vi­do a pa­ga­men­to

O Co­mi­té de Éti­ca da FIFA sus­pen­deu por oi­to anos Jo­seph Blat­ter e Mi­chel Platini na sequência do po­lé­mi­co pa­ga­men­to de 1.800 M€ que Blat­ter fez a Platini. Se­gun­do o an­ti­go in­ter­na­ci­o­nal fran­cês o di­nhei­ro foi pa­ra pa­gar os seus ser­vi­ços.

“Fui con­tra­ta­do pe­la FIFA co­mo con­sul­tor es­pe­ci­al do pre­si­den­te Sepp Blat­ter, tra­ba­lhan­do em vá­ri­as ma­té­ri­as re­la­ci­o­na­das com fu­te­bol, co­mo o ca­len­dá­rio fu­te­bo­lís­ti­co in­ter­na­ci­o­nal. Era um tra­ba­lho a tem­po in­tei­ro”, ex­pli­cou, em se­tem­bro, Platini, as­se­gu­ran­do que de­cla­rou to­do o di­nhei­ro au­fe­ri­do.

O pro­ble­ma é que, se­gun­do o Co­mi­té, o pa­ga­men­to da ver­ba fei­to pe­la FIFA a Platini, após au­to­ri­za­ção de Blat­ter, “não tem ba­se le­gal”. Re­cor­de-se que Blat­ter e Platini já es­ta­vam sus­pen­sos por 90 di­as, por im­pli­ca­ção no es­cân­da­lo de cor­rup­ção que atin­ge a ins­ti­tui­ção que re­ge o fu­te­bol mun­di­al.

Blat­ter diz que se tor­nou “um sa­co de pan­ca­da” e já as­se­gu­rou que vai re­cor­rer da de­ci­são, pri­mei­ro a ní­vel in­ter­no, e de­pois pa­ra o Tri­bu­nal Ar­bi­tral do Des­por­to (TAS).

Platini fa­la em “far­sa”. O fran­cês tam­bém vai re­cor­rer pa­ra o TAS, mas só o po­de­rá fa­zer em me­a­dos de janeiro. Es­ta si­tu­a­ção já le­vou Thi­baud d’Alès, ad­vo­ga­do de Platini, a acu­sar a jus­ti­ça in­ter­na da FIFA de “ci­nis­mo pro­ces­su­al”, pois des­te mo­do con­se­guem “afe­tar” a von­ta­de do seu cli­en­te de se can­di­da­tar à pre­si­dên­cia da FIFA.

REU­TERS

REU­TERS

Blat­ter e Platini es­tão em apu­ros, mais o se­gun­do que cor­re con­tra o tem­po, pois tem de apre­sen­tar a sua can­di­da­tu­ra à FIFA até 26 de janeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.