Des­co­brir on­das gran­des

Surf. A se­gun­da edi­ção do EDP Mar Sem Fim tem no­vos bol­sis­tas. O me­tro foi sa­ber por on­de an­dam An­tó­nio Sil­va e Ra­mon Lau­re­a­no, Jo­a­na An­dra­de, Alex Bo­te­lho e Já­co­me Cor­reia.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - PA­TRÍ­CIA TA­DEIA

No­vos bol­sis­tas pa­ra mais uma edi­ção do EDP Mar Sem Fim

Mais uma edi­ção do EDP Mar Sem Fim. Mais uma opor­tu­ni­da­de de des­ven­dar on­das gran­des, des­co­nhe­ci­das e inex­plo­ra­das. E es­ta se­gun­da tem­po­ra­da de ex­plo­ra­ções con­ta com no­vos bol­sis­tas. “Há já al­gum tem­po que o EDP Mar Sem Fim que­ria cri­ar uma bol­sa ex­clu­si­va pa­ra sur­fis­tas fe­mi­ni­nas, uma vez que com­pe­tir en­tre os ho­mens é sem­pre mais di­fí­cil. Fi­co fe­liz pe­lo re­co­nhe­ci­men­to e pe­la atri­bui­ção da bol­sa, mas aci­ma de tu­do por ver que es­tão a sur­gir no­vas opor­tu­ni­da­des pa­ra o surf fe­mi­ni­no na ver­ten­te de on­das gran­des”, diz Jo­a­na An­dra­de, pre­mi­a­da com a Bol­sa Girl.

“Nes­te mo­men­to, es­tou a apos­tar mais em sur­far as on­das da Na­za­ré”, ex­pli­ca, acres­cen­tan­do que pa­ra já faz “um balanço po­si­ti­vo” des­te pro­je­to. “Tra­ta-se de uma pla­ta­for­ma que aju­da a co­mu­ni­da­de sur­fis­ta de on­das gran­des a che­gar mais lon­ge”, con­clui a atle­ta.

O pre­mi­a­do com a Bol­sa “Ro­o­kie” [es­tre­an­te] foi o jo­vem dos Aço­res Já­co­me Cor­reia. “Es­ta­va na Ca­li­fór­nia con­cen­tra­do com a Se­le­ção Na­ci­o­nal pa­ra o Mun­di­al de Ju­ni­o­res quan­do sou­be. Fi­quei mui­to fe­liz e es­pe­ro apro­vei­tar es­ta opor­tu­ni­da­de pa­ra evo­luir e me­lho­rar o meu surf”, diz. Nes­te pro­je­to, Já­co­me con­fes­sa que pro­cu­ra “no­vas sen­sa­ções”. “As on­das gran­des são um de­sa­fio pa­ra qual­quer sur­fis­ta. O meu pro­je­to pro­cu­ra­rá dar con­ti­nui­da­de às ex­pe­di­ções do EDP Mar Sem Fim aqui nos Aço­res, nas ver­ten­tes tow-in e re­ma­da. A bol­sa per­mi­te-me, além de acom­pa­nhar as ex­pe­di­ções da equi­pa, ter al­gu­mas ses­sões-trei­no com a Je­tres­ga­te-Aço­res, com to­da a lo­gís­ti­ca e em se­gu­ran­ça”, con­ta. “Te­nho es­ta­do a com­pe­tir e a vi­a­jar, pri­mei­ro na Ca­li­fór­nia e de­pois no Ha­vai. En­tre­tan­to, já deu pa­ra fa­zer uns trei­nos fí­si­cos e de ap­neia, bem co­mo uma cur­ta ses­são de tow-in, num dia in­ter­mé­dio no Bai­xio de San­ta­na”, con­clui.

A Bol­sa “Tour” cou­be ao sur­fis­ta al­gar­vio Alex Bo­te­lho. “Fun­ci­o­na­rá co­mo um im­por­tan­te apoio na par- ti­ci­pa­ção em even­tos mun­di­ais de on­das gran­des”, co­me­ça por di­zer.

Com es­te pré­mio, Alex irá ao Ha­vai (a Jaws) “pa­ra trei­nar nu­ma das on­das mais co­nhe­ci­das do mun­do, que tam­bém re­ce­be uma das eta­pas mais im­por­tan­tes do ca­len­dá­rio mun­di­al de on­das gran­des”. Mas pa­ra já o “balanço é ex­tre­ma­men­te po­si­ti­vo”. “Per­mi­te-me vi­si­tar vá­ri­os lo­cais à pro­cu­ra dos me­lho­res even­tos de on­das gran­des. Com es­ta bol­sa, vou ten­tar reu­nir con­di­ções pa­ra me can­di­da­tar ao mun­di­al de on­das gran­des”, diz.

Por fim, a Bol­sa XXL cou­be a An­tó­nio Sil­va e a Ra­món Lau­re­a­no. “Es­tá­va­mos a pla­ne­ar a nos­sa semana de surf na Na­za­ré quan­do re­ce­be­mos a no­tí­cia por par­te da or­ga­ni­za­ção. Fi­cá­mos mui­to sa­tis­fei­tos por ver o nos­so pro­je­to ser pre­mi­a­do, o que nos dá ain­da mais mo­ti­va­ção e con­fi­an­ça pa­ra con­ti­nu­ar a in­ves­tir no surf de on­das gran­des”, di­zem. O va­lor da bol­sa “se­rá uma im­por­tan­te aju­da pa­ra o in­ver­no da Na­za­ré. Te­mos um han­gar no Por­to da Na­za­ré, que se­rá su­por­ta­do por es­ta bol­sa e que nos vai per­mi­tir es­tar me­lhor pre­pa­ra­dos e mais pró­xi­mos das mai­o­res on­du­la­ções”, con­clu­em.

As bol­sas atri­bu­em es­te ano um va­lor to­tal de €7.500, jun­to com o pré­mio de Sur­fis­ta da tem­po­ra­da XXL 2014/2015 atri­buí­do a Ni­co­lau Von Rupp.

RUI SO­A­RES

As bol­sas fo­ram cri­a­das com o ob­je­ti­vo de apoi­ar e pro­je­tar o surf por­tu­guês de on­das gran­des e de ex­plo­ra­ção, atri­buin­do anu­al­men­te bol­sas aos sur­fis­tas por­tu­gue­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.