Va­ci­na a par­tir de janeiro

Saúde. As cri­an­ças de ris­co pa­ra a tu­ber­cu­lo­se vão re­ce­ber a va­ci­na da BCG, que es­ta­va em fal­ta des­de o mês de mar­ço.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL -

A va­ci­na da BCG, que Por­tu­gal com­prou a um la­bo­ra­tó­rio ja­po­nês, após mais um atra­so no for­ne­ci­men­to pe­lo la­bo­ra­tó­rio di­na­marquês, che­ga a par­tir de janeiro, dis­se a sub­di­re­to­ra ge­ral da Saúde. Gra­ça Frei­tas ex­pli­cou que, ape­sar de uma pro­gra­ma­ção de en­tre­gas a par­tir do atu­al mês de de­zem­bro, e quan­do Por­tu­gal aguar­da­va as va­ci­nas, o la­bo­ra­tó­rio es­ta­tal di­na­marquês in­for­mou as au­to­ri­da­des por­tu­gue­sas de que as va­ci­nas es­ta­vam no­va­men­te a ser ana­li­sa­das e que não iri­am ex­por­tar ne­nhum lote pa­ra ne­nhum país, an­tes de fa­ze­rem mais tes­tes.

“As nos­sas va­ci­nas es­tão nes­te mo­men­to na Di­na­mar­ca, en­co­men­da­das e à es­pe­ra de ver o que se vai pas­sar em ter­mos de con­tro­lo de qua­li­da­de na Di­na­mar­ca”, dis­se a es­pe­ci­a­lis­ta. Pe­ran­te es­te ce­ná­rio, e uma vez que a va­ci­na es­tá em fal­ta des­de mar­ço, a Di­re­ção-Ge­ral da Saúde (DGS) pro­cu­rou uma “fon­te de for­ne­ci­men­to al­ter­na­ti­va”, ten­do op­ta­do por uma va­ci­na ja­po­ne­sa.

“Va­mos con­se­guir al­guns mi­lha­res de fras­cos e do­ses pa­ra o iní­cio de janeiro e de­pois te­re­mos a pos­si­bi­li­da­de de im­por­tar ao lon­go de 2016 mais va­ci­nas ao Ja­pão”, dis­se.

DR

As­sim que as va­ci­nas che­ga­rem do Ja­pão, se­rão ad­mi­nis­tra­das pri­o­ri­ta­ri­a­men­te nas cri­an­ças de ris­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.