PP: pe­la es­quer­da é be­co sem saí­da

Es­pa­nha. So­ci­a­lis­tas e Po­de­mos pro­me­tem re­jei­tar a re­e­lei­ção de Ma­ri­a­no Ra­joy, do Par­ti­do Po­pu­lar (PP, cen­tro-di­rei­ta), co­mo pre­si­den­te do go­ver­no. Es­co­lha po­de de­mo­rar dois me­ses.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL - RUI ALE­XAN­DRE CO­E­LHO

Se­gun­da for­ça po­lí­ti­ca nas elei­ções ge­rais, o PSOE (90 de­pu­ta­dos) “vai vo­tar ‘Não’ ao PP e a Ra­joy”, afir­mou on­tem o por­ta-voz so­ci­a­lis­ta, Cé­sar Lu­e­na, su­bli­nhan­do que “a Es­pa­nha vo­tou pe­la mu­dan­ça”.

Mais ta­xa­ti­vo foi o lí­der do ter­cei­ro par­ti­do mais vo­ta­do, o an­ti­aus­te­ri­da­de Po­de­mos (69 ca­dei­ras), tam­bém de es­quer­da. “O Po­de­mos não vai vi­a­bi­li­zar, ati­va ou pas­si­va­men­te, nem com vo­to a favor nem com a abs­ten­ção, um go­ver­no do PP e de Ma­ri­a­no Ra­joy”, dis­se Pa­blo Igle­si­as.

Pe­ran­te a vi­tó­ria (sem mai­o­ria) do PP, que te­rá 123 de­pu­ta­dos no par­la­men­to, o rei Fe­li­pe VI de­ve­rá cha­mar pri­mei­ro Ma­ri­a­no Ra­joy (PP) pa­ra for­mar go­ver­no. Ca­so o lí­der con­ser­va­dor não con­si­ga o apoio su­fi­ci­en­te pa­ra al­can­çar o nú­me­ro “má­gi­co” de as­sen­tos (176), se­gue-se Pe­dro Sán­chez (PSOE).

Tal co­mo o PP, tam­bém os so­ci­a­lis­tas não con­se­guem ob­ter 176 ca­dei­ras sem re­cor­rer a um pac­to com vá­ri­os par­ti­dos re­gi­o­nais ou na­ci­o­na­lis­tas. E é aí que sur­ge a hi­pó­te­se de uma mai­o­ria de es­quer­da. So­bre es­ta pos­si­bi­li­da­de, nem uma pa­la­vra do PSOE. Já o Po­de­mos co­lo­ca uma con­di­ção pa­ra se ali­ar aos so­ci­a­lis­tas: a re­a­li­za­ção de um re­fe­ren­do à in­de­pen­dên­cia da Ca­ta­lu­nha.

Se as ne­go­ci­a­ções e su­ces­si­vas vo­ta­ções se pro­lon­ga­rem mais de 60 di­as, ha­ve­rá lu­gar à mar­ca­ção de no­vas elei­ções. Um ce­ná­rio po­lí­ti­co que se­ria iné­di­to na de­mo­cra­cia es­pa­nho­la.

REU­TERS

Ain­da sem ideia de quem vai go­ver­nar em Es­pa­nha, no­vo par­la­men­to cons­ti­tui-se a 13 de janeiro (após Na­tal e dia dos Reis).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.