PCP vo­ta con­tra e Blo­co im­põe con­di­ções

Ba­nif. O PCP vo­ta ho­je con­tra a pro­pos­ta do Go­ver­no de Or­ça­men­to Re­ti­fi­ca­ti­vo pa­ra 2015, de­fen­den­do em con­tra­par­ti­da a in­te­gra­ção do Ba­nif na es­fe­ra pú­bli­ca do sis­te­ma ban­cá­rio.

Metro Portugal (Lisbon) - - JORNAL -

“De­fen­de­mos a in­te­gra­ção da ati­vi­da­de ban­cá­ria do Ba­nif na es­fe­ra do sis­te­ma pú­bli­co ban­cá­rio, por­que es­sa era a so­lu­ção que cor­res­pon­de­ria me­lhor à de­fe­sa dos in­te­res­ses na­ci­o­nais”, dis­se o lí­der par­la­men­tar do PCP, em con­fe­rên­cia de im­pren­sa na As­sem­bleia da Re­pú­bli­ca.

João Oli­vei­ra mos­trou-se em to­tal de­sa­cor­do com a so­lu­ção ins­cri­ta pe­lo Exe­cu­ti­vo so­ci­a­lis­ta no Or­ça­men­to Re­ti­fi­ca­ti­vo pa­ra 2015 no sen­ti­do de trans­fe­rir pa­ra um veí­cu­lo pú­bli­co po­ten­ci­ais per­das do Ba­nif – per­das que po­dem atin­gir os três mil mi­lhões de eu­ros –, mas tam­bém com a ven­da des­ta ins­ti­tui­ção ban­cá­ria a um ban­co mul­ti­na- ci­o­nal es­tran­gei­ro, o San­tan­der Tot­ta, por cer­ca de 150 M€.

Já o BE im­põe con­di­ções pa­ra dis­cu­tir a vi­a­bi­li­za­ção do Or­ça­men­to Re­ti­fi­ca­ti­vo, que pas­sam pe­la ma­nu­ten­ção do No­vo Ban­co na es­fe­ra pú­bli­ca e “uma no­va lei de re­so­lu­ção ban­cá­ria”. “É ne­ces­sá­rio que ha­ja con­di­ções, ga­ran­ti­as cla­ras, de uma al­te­ra­ção de es­ta­do de coi­sas”, afir­mou on­tem a por­ta-voz blo­quis­ta, Ca­ta­ri­na Mar­tins, que dis­se já ter in­for­ma­do o PS da sua po­si­ção.

Pas­sos Co­e­lho ad­mi­te que não te­ria uma so­lu­ção mui­to di­fe­ren­te pa­ra o Ba­nif da en­con­tra­da pe­lo atu­al Go­ver­no, mas re­cu­sa “acu­sa­ções de ‘pas­sa cul­pas’” e ga­ran­te que o PS co­nhe­cia o pro­ble­ma. O ex-pri­mei­ro-mi­nis­tro con­si­de­rou, con­tu­do, “ab­sur­do” que se di­ga que o pro­ble­ma não foi re­sol­vi­do mais ce­do por­que o an­te­ri­or Go­ver­no que­ria uma “saí­da lim­pa do pro­gra­ma”.

LUSA

Em car­ta en­vi­a­da aos co­la­bo­ra­do­res, o Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção do Ba­nif de­mar­ca-se da so­lu­ção de ven­da ao San­tan­der.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.