Por­tu­gal dá apoio a mu­seu ar­di­do

Bra­sil. De­pois do in­cên­dio, as au­to­ri­da­des já co­me­çam a pen­sar na re­cu­pe­ra­ção do Mu­seu da Lín­gua Por­tu­gue­sa, em São Pau­lo. O go­ver­no por­tu­guês diz es­tar dis­po­ní­vel pa­ra aju­dar.

Metro Portugal (Lisbon) - - CULTO - AGÊN­CIA LUSA

O in­cên­dio, ocor­ri­do na se­gun­da-fei­ra, des­truiu a qua­se to­ta­li­da­de das ins­ta­la­ções do Mu­seu da Lín­gua Por­tu­gue­sa, mas o go­ver­na­dor do Es­ta­do de São Pau­lo, Ge­ral­do Alck­min, já ga­ran­tiu que vai ser re­cons­truí­do. Alck­min vi­si­tou o mu­seu pa­ra ava­li­ar os da­nos cau­sa­dos e con­fir­mou que o acer­vo é di­gi­tal e foi pre­ser­va­do por­que a ins­ti­tui­ção tem có­pi­as das obras.

À agên­cia Lusa, o mi­nis­tro da Cul­tu­ra dis­se tra­tar-se de “um acon­te­ci­men­to trá­gi­co, ab­so­lu­ta­men­te la­men­tá­vel”, na­que­le que “era se­gu­ra­men­te o mais im­por­tan­te Mu­seu de Lín­gua Por­tu­gue­sa no mun­do, com uma di­nâ­mi­ca as­si­na­lá­vel”.

João So­a­res sa­li­en­tou on­tem que já en­trou em con­tac­to com a se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Cul­tu­ra do Bra­sil, pa­ra fa­zer no­tar que “o Mi­nis­té­rio da Cul­tu­ra de Por­tu­gal es­tá ab­so­lu­ta­men­te dis­po­ní­vel” pa­ra apoi­ar na re­no­va­ção. “Já o fi­ze­mos sa­ber aos nos­sos ir­mãos bra­si­lei­ros pa­ra apoi­ar, na me­di­da em que for pos­sí­vel, es­se tra­ba­lho de re­cons­tru­ção e re­no­va­ção do mu­seu, que per­ten­ce a to­dos aque­les que têm, co­mo di­zia o po­e­ta, a lín­gua por­tu­gue­sa co­mo sua pá­tria.”

REU­TERS

Mu­seu da Lín­gua Por­tu­gue­sa foi inau­gu­ra­do em 2006 no edi­fí­cio Es­ta­ção da Luz, uma cons­tru­ção his­tó­ri­ca da­ta­da de 1901.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.