Janeiro é tem­po de ir a vo­tos

Pre­si­den­ci­ais. São dez os can­di­da­tos que for­ma­li­za­ram can­di­da­tu­ra às elei­ções do pró­xi­mo dia 24. O pe­río­do ofi­ci­al de cam­pa­nha elei­to­ral se­rá en­tre 10 e 22 de janeiro de 2016.

Metro Portugal (Lisbon) - - COCKTAILS -

No pró­xi­mo dia 24 de janeiro, os por­tu­gue­ses vão po­der es­co­lher en­tre os can­di­da­tos Pau­lo de Mo­rais, Ed­gar Sil­va (can­di­da­to apoi­a­do pe­lo PCP), Hen­ri­que Ne­to, Ma­ri­sa Matias (apoi­a­da pe­lo BE), Ma­ria de Be­lém, Sam­paio da Nó­voa e Jorge Se­quei­ra, Ti­no de Rans, Cân­di­do Se­quei­ra e Marcelo Re­be­lo de Sou­sa, can­di­da­to que tem re­co­men­da­ção de vo­to por par­te de PSD e do CDS-PP. O PS não deu apoio a qual­quer can­di­da­to.

Se­gun­do a Lei Elei­to­ral do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, a cam­pa­nha elei­to­ral ini­cia-se no 14.º dia an­te­ri­or ao dia das elei­ções e ter­mi­na às 24 ho­ras da an­te­vés­pe­ra do dia mar­ca­do pa­ra a elei­ção. Ou se­ja, o pe­río­do ofi­ci­al de cam­pa­nha elei­to­ral se­rá en­tre 10 e 22 de janeiro de 2016. Ain­da as­sim, pre­vê-se que os de­ba­tes ar­ran­quem já no dia 1. Es­te se­rá tam­bém o dia da trans­mis­são da úl­ti­ma men­sa­gem de Ano No­vo de Ca­va­co Sil­va en­quan­to Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

Aos 76 anos e mais de três dé­ca­das de­pois de ter as­su­mi­do o pri­mei­ro car­go go­ver­na­ti­vo, Aní­bal Ca­va­co Sil­va de­ve­rá co­lo­car em 2016 o pon­to fi­nal nu­ma lon­ga car­rei­ra po­lí­ti­ca. Se­rá a 9 de mar­ço de 2016 que Ca­va­co Sil­va pas­sa­rá o “tes­te­mu­nho” no mais al­to car­go da na­ção, dez anos de­pois de ter co­me­ça­do a de­sem­pe­nhar as fun­ções de Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

AN­TÓ­NIO CO­TRIM/LUSA

No dia 1, po­de­rá ou­vir a úl­ti­ma men­sa­gem de Ano No­vo de Ca­va­co Sil­va co­mo Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.