Me­ta­de dos lu­sos já tem bi­lhe­te

Olimpismo. Pe­lo me­nos 48 atle­tas na­ci­o­nais es­tão con­fir­ma­dos no Rio 2016, os pri­mei­ros dis­pu­ta­dos num país de lín­gua por­tu­gue­sa. Fal­ta que ou­tros tan­tos pos­sam di­zer o mes­mo.

Metro Portugal (Lisbon) - - ANTEVISÃO 2016 - RUI ALE­XAN­DRE CO­E­LHO

A lu­tar pe­los me­lho­res lu­ga­res pos­sí­veis es­ta­rão atle­tas de mo­da­li­da­des co­mo a na­ta­ção, ve­la, judo ou ca­no­a­gem, mas é no atle­tis­mo que as gran­des es­pe­ran­ças por­tu­gue­sas se vol­tam a con­cen­trar, se fa­lar­mos de me­da­lhas; ou não ti­ves­se si­do nes­ta mo­da­li­da­de que Por­tu­gal ame­a­lhou as su­as qua­tro me­da­lhas de ou­ro, num to­tal de 23.

De re­gres­so ao seu me­lhor, de­pois de ul­tra­pas­sar um cal­vá­rio de le­sões, Nel­son Évo­ra, 31 anos, vai ao Bra­sil, fi­nal­men­te, de­fen­der o tí­tu­lo de cam­peão olímpico no tri­plo sal­to que con­quis­tou em Pe­quim 2008, e que uma fra­tu­ra na tí­bia di­rei­ta lhe im­pe­diu de de­fen­der qua­tro anos de­pois, em Lon­dres.

Cam­peão eu­ro­peu de pis­ta co­ber­ta es­te ano, em Pra­ga, e me­da­lha de bron­ze nos Mun­di­ais de Pe- quim, o atle­ta do Ben­fi­ca es­tá no to­po dos me­da­lhá­veis, na óti­ca do Co­mi­té Olímpico Por­tu­guês (COP), a par de Tel­ma Monteiro.

À judoca de 30 anos, tam­bém ela do Ben­fi­ca, fal­ta uma me­da­lha olím­pi­ca num pal­ma­rés in­ve­já­vel – in­clui o tí­tu­lo Eu­ro­peu des­te ano (cin­co no to­tal) na ca­te­go­ria de -57 kg. Tel­ma ocu­pa o ter­cei­ro lu­gar mun­di­al (-57 kg) e foi con­si­de­ra­da a atle­ta fe­mi­ni­na do ano pe­lo COP.

Tam­bém com bi­lhe­te ga­ran­ti­do es­tão os ca­noís­tas David Fernandes, Ema­nu­el Sil­va, João Ri­bei­ro e Fer­nan­do Pi­men­ta (K4 1.000 me­tros), Te­re­sa Por­te­la (K1 500 m) e Hél­der Sil­va (C1 200 m), do­nos e se­nho­res das quo­tas que con­quis­ta­ram.

Aqui, re­al­ce pa­ra Fer­nan­do Pi­men­ta, atle­ta mas­cu­li­no do ano pa­ra o COP – ele que, jun­to de Ema­nu­el Sil­va, deu a Por­tu­gal a úni­ca me­da­lha (pra­ta) em Lon­dres 2012, no K2 1.000 me­tros.

Na res­tri­ta lis­ta de atle­tas co­ta­dos pa­ra o pó­dio – in­te­gra­dos no Gru­po I do Pro­je­to Rio 2016 – es­tão tam­bém o ci­clis­ta Rui Cos­ta, cam­peão mun­di­al em 2013, e o judoca Jorge Fon­se­ca (-100 kg), que já vol­tou à com­pe­ti­ção de­pois de re­cu­pe­rar de um tu­mor.

Aque­les que ain­da lu­tam por um lu­gar olímpico no Bra­sil têm os pró­xi­mos me­ses pa­ra con­fir­mar a sua pre­sen­ça, com mo­da­li­da­des co­mo a gi­nás­ti­ca, o ci­clis­mo, o ténis, o râ­gue­bi de se­te fe­mi­ni­no, o golfe, o re­mo, o ténis de me­sa ou o hi­pis­mo ain­da sem cer­te­zas. Es­pe­ra-se cer­ca de 100 atle­tas na­ci­o­nais no mai­or even­to mul­ti­des­por­ti­vo do mun­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.