“Ruí­nas”, mu­si­cal de Lynn Not­ta­ge, no São Luiz

Te­a­tro. Mu­si­cal de Lynn Not­ta­ge é ins­pi­ra­do em his­tó­ri­as re­ais de re­fu­gi­a­das con­go­le­sas vi­o­la­das du­ran­te a gu­er­ra.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - AGÊN­CIA LUSA

O tex­to, da au­to­ria da nor­te-ame­ri­ca­na Lynn Not­ta­ge, es­ta­rá, a par­tir de ho­je, no pal­co do te­a­tro São Luiz, em Lis­boa, e con­ta com a en­ce­na­ção de An­tó­nio Pi­res. Tra­ta-se de um mu­si­cal que “dá ros­to a pes­so­as que es­tão em si­tu­a­ção de gu­er­ra, nes­te ca­so, mu­lhe­res”, co­mo con­tou o en­ce­na­dor à agên­cia Lusa.

Cri­a­da a par­tir de re­la­tos re­co­lhi­dos pe­la autora num cam­po de re­fu­gi­a­dos no Ugan­da, jun­to de mu­lhe­res que fo­ram vi­o­la­das por mi­li­ta­res du­ran­te a gu­er­ra ci­vil na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, a pe­ça ga­nha ago­ra ou­tra atu­a­li­da­de com a va­ga de re­fu­gi­a­dos na Eu­ro­pa – es­tre­ou-se nos EUA em 2007 e é tam­bém ins­pi­ra­da em “Mãe Co­ra­gem”, de Ber­tolt Bre­cht, e o tra- ba­lho va­leu à es­cri­to­ra e dra­ma­tur­ga o pré­mio Pu­lit­zer em 2009.

Em pal­co es­ta­rão mais de uma de­ze­na de pes­so­as, en­tre as quais os can­to­res Mis­tah Isa­ac, Ti­mó­teo Tiny (NBC), Adriano Di­ouf, Eli­za­beth Pi­nard e Sel­ma Ua­mus­se; e os ato­res Zia So­a­res, Da­ni­el Mar­ti­nho e Ma­tam­ba Jo­a­quim. A pe­ça con­ta ain­da com mú­si­ca adi­ci­o­nal de Fi­li­pe Ra­po­so e le­tras de Ka­laf.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.