Ban­cos vão ter de pa­gar mais

BdP. A ta­xa da con­tri­bui­ção com que os ban­cos fi­nan­ci­am o Fun­do de Re­so­lu­ção ban­cá­rio au­men­ta 33,3% es­te ano.

Metro Portugal (Lisbon) - - ECONOMIA -

O Ban­co de Por­tu­gal (BdP) au­men­tou es­ta ta­xa da con­tri­bui­ção, su­bin­do as­sim o va­lor que as ins­ti­tui­ções vão ter de pa­gar es­te ano pa­ra o fun­do que in­ter­veio nas re­so­lu­ções do BES e Ba­nif. O au­men­to cons­ta da ins­tru­ção do BdP di­vul­ga­da a 29 de de­zem­bro, e que en­trou em vi­gor a 1 de janeiro, pas­san­do a ta­xa ba­se das con­tri­bui­ções pa­ra o Fun­do de Re­so­lu­ção a ser de 0,02%. Es­te va­lor com­pa­ra com a ta­xa que es­te­ve em vi­gor em 2014 e no ano pas­sa­do, de 0,015%, que se apli­ca ao va­lor mé­dio dos sal­dos men­sais do pas­si­vo dos ban­cos, des­con­tan­do os ca­pi­tais pró­pri­os e os de­pó­si­tos co­ber­tos pe­lo Fun­do de Ga­ran­tia de De­pó­si­tos. Tra­ta-se, as­sim, de uma su­bi­da de 33,3% no va­lor das con­tri­bui­ções pe­rió­di­cas da ban­ca pa­ra o fun­do.

As con­tri­bui­ções ser­vem pa­ra fi­nan­ci­ar o Fun­do de Re­so­lu­ção pa­ra que es­te pos­sa dar “cum­pri­men­to de obri­ga­ções as­su­mi­das”, re­fe­re o BdP no tex­to da Ins­tru­ção.

De lem­brar que o Fun­do de Re­so­lu­ção in­ter­veio nos res­ga­tes ao BES e ao Ba­nif e foi quem ca­pi­ta­li­zou o No­vo Ban­co com 4.900 M€.

CM

Os ban­cos vão pa­gar me­nos pa­ra o Fun­do de Ga­ran­tia de De­pó­si­tos em 2016. BdP re­du­ziu a ta­xa con­tri­bu­ti­va pa­ra 0,0001%

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.