Pe­dro Cos­ta se­rá fi­gu­ra no Mu­seu Be­rar­do

Ar­te. A 12ª edi­ção do No­vo Ban­co Pho­to; “Fic­ções Ma­te­ri­ais”; “Un­fi­nished Con­ver­sa­ti­on: En­co­ding/De­co­ding”; e uma ex­po­si­ção so­bre Pe­dro Cos­ta são pro­pos­tas do mu­seu pa­ra 2016.

Metro Portugal (Lisbon) - - CULTO -

A pro­gra­ma­ção pa­ra es­te ano no mu­seu ins­ta­la­do no Cen­tro Cul­tu­ral de Be­lém (CCB) foi on­tem apre­sen­ta­da, com des­ta­que es­pe­ci­al pa­ra es­te tra­ba­lho de­di­ca­do à obra de um dos mais im­por­tan­tes re­a­li­za­do­res por­tu­gue­ses, Pe­dro Cos­ta. A mos­tra, pa­ten­te en­tre ou­tu­bro e de­zem­bro, vai ex­plo­rar “a pro­xi­mi­da­de e a re­con­fi­gu­ra­ção que o fil­me e o es­pa­ço ex­po­si­ti­vo ope­ram um fa­ce ao ou­tro”. “O seu tra­ba­lho se­gue vi­as ex­tre­ma­men­te pessoais que o afas­tam dos mo­de­los de pro­du­ção do­mi­nan­tes, pe­lo que uma re­la­ção com os tem­pos da ima­gem e a re­fle­xão so­bre o mun­do e as su­as con­di­ções o apro­xi­mam por ve­zes das prá­ti­cas das artes visuais con­tem­po­râ­ne­as”, con­tex­tu­a­li­za o mu­seu so­bre o re­a­li­za­dor de “Ca­va­lo Di­nhei­ro” (2014).

En­tre mar­ço e de­zem­bro es­ta­rá em fo­co a ar­te por­tu­gue­sa pre­sen­te na co­le­ção do mu­seu, e ao lon­go de to­do o ano, as obras da Co­le­ção Be­rar­do que per­cor­rem os pe­río­dos de 1960 a 2011 e de 1900 a 1960.

Fon­te da en­ti­da­de, cu­jo acor­do de ins­ta­la­ção e ce­dên­cia de obras por dez anos com o Es­ta­do de­ve­rá ser renegociado es­te ano, in­for­mou on­tem à agên­cia Lusa que, em 2015, o Mu­seu Co­le­ção Be­rar­do re­ce­beu 823.092 vi­si­tan­tes, re­pre­sen­tan­do es­te va­lor um au­men­to de 44% em re­la­ção a 2014.

TI­A­GO VAS­CON­CE­LOS

Em re­la­ção a 2014, o Mu­seu Be­rar­do re­ce­beu mais 44% de vi­si­tan­tes. Em 2016, Pe­dro Cos­ta se­rá uma das fi­gu­ras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.