Go­ver­no faz mar­cha à ré nas con­ces­sões

Na­ci­o­nal. Exe­cu­ti­vo quer con­cluir re­ver­são da ges­tão dos trans­por­tes pú­bli­cos. “Mu­dan­ça na ori­en­ta­ção po­lí­ti­ca” di­ta no­va ad­mi­nis­tra­ção pa­ra o Me­tro de Lis­boa

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

“A nos­sa ex­pe­ta­ti­va é que não te­rá de ha­ver qual­quer in­dem­ni­za­ção”, dis­se o mi­nis­tro do Am­bi­en­te. João Ma­tos Fernandes acres­cen­tou que a cau­ção que as em­pre­sas que ga­nha­ram as con­ces­sões pa­ga­ram se­rá de­vol­vi­da, as­sim que a de­ci­são ju­rí­di­ca re­la­ti­va à re­ver­são for for­ma­li­za­da, o que po­de de­mo­rar mais um mês, já que tem “al­gu­ma com­ple­xi­da­de ju­rí­di­ca”. “Ca­be­rá ago­ra ao Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção do Me­tro, que é co­mum à Car­ris e à Trans­te­jo, di­a­lo­gar com as em­pre­sas [ven­ce­do­ras das con­ces­sões] e pro­por uma de­ci­são ju­rí­di­ca fi­nal pa­ra con­cluir es­te pro­ces­so”, ex­pli­cou. O mi­nis­tro re­a­fir­mou ain­da que os pre­ços dos pas­ses não vão au­men­tar, ao con­trá­rio do que acon­te­ceu no pas­sa­do, “com ele­va­dos cus­tos am­bi­en­tais” e sa­li­en­tou que o ob­je­ti­vo do Go­ver­no é au­men­tar a ofer­ta de trans­por­tes pú­bli­cos pa­ra re­du­zir o uso do trans­por­te in­di­vi­du­al, en­vol­ver mais as au­tar­qui­as e va­lo­ri­zar o uni­ver­so de fun­ci­o­na­men­to das em­pre­sas, in­cluin­do os uten­tes.

O go­ver­nan­te fa­la­va na con­fe­rên­cia de im­pren­sa após o Con­se­lho de Mi­nis­tros, no qual fo­ram anun­ci­a­dos os no­mes da no­va ad­mi­nis­tra­ção do Me­tro de Lis­boa. Ti­a­go Lopes Fa­ri­as vai ser o no­vo pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da Me­tro de Lis­boa. A no­va ad­mi­nis­tra­ção con­ta ain­da com os vo­gais Luís Bar­ro­so, An­tó­nio Pi­res, Jo­sé Re­a­li­nho de Ma­tos e Ma­ria He­le­na Cam­pos.

A al­te­ra­ção de­ve-se à “mu­dan­ça na ori­en­ta­ção po­lí­ti­ca” que pre­vê o re­for­ço das com­pe­tên­ci­as nas au­tar­qui­as na área dos trans­por­tes e a anu­la­ção das “con­ces­sões e privatizações” em cur­so dos trans­por­tes co­le­ti­vos de Lis­boa e Por­to.

CÁ­TIA BAR­BO­SA

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Lis­boa, Fer­nan­do Me­di­na, con­si­de­rou on­tem que o Go­ver­no to­mou uma “boa de­ci­são” ao re­ver­ter a con­ces­são dos trans­por­tes pú­bli­cos da ci­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.