Ob­ses­são? ser sau­dá­vel

Saúde. Cha­ma-se or­to­re­xia e con­sis­te na fi­xa­ção de al­guém com prá­ti­cas de uma ali­men­ta­ção sau­dá­vel, di­zem es­pe­ci­a­lis­tas.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL - P.T.

“O ter­mo de­ri­va da pa­la­vra gre­ga orthos, que sig­ni­fi­ca cor­re­to, e da pa­la­vra ore­xia, que sig­ni­fi­ca ape­ti­te”, co­me­ça por ex­pli­car Ana Ri­ta Lopes, co­or­de­na­do­ra da Uni­da­de de Nu­tri­ção Clí­ni­ca do Hos­pi­tal Lu­sía­das Lis­boa. “A ob­ses­são com a prá­ti­ca de uma ali­men­ta­ção sau­dá­vel é con­si­de­ra­da um trans­tor­no ali­men­tar, ao qual se dá o no­me de or­to­re­xia ner­vo­sa”, diz a es­pe­ci­a­lis­ta.

Tra­ta-se de uma ob­ses­são pa­to­ló­gi­ca com uma nu­tri­ção ade­qua­da, uma di­e­ta res­tri­ti­va e uma re­jei­ção rí­gi­da de ali­men­tos jul­ga­dos não sau­dá­veis, com o ob­je­ti­vo de atin­gir uma saúde ide­al, pre­ve­nir do­en­ças ou al­can­çar a ima­gem cor­po­ral de­se­ja­da. “Ape­sar de a or­to­re­xia ner­vo­sa não ser ain­da con­si­de­ra­da uma do­en­ça do com­por­ta­men­to ali­men­tar, tal co­mo a ano­re­xia e bu­li­mia ner­vo­sas, têm sur­gi­do ca­da vez mais es­tu­dos que a apro­xi­mam des­sas do­en­ças psi­quiá­tri­cas”, con­clui.

Es­tu­dos re­cen­tes su­ge­rem uma pre­va­lên­cia de 6,9% na po­pu­la­ção em ge­ral e 35% a 57% em gru­pos de al­to ris­co, co­mo pro­fis­si­o­nais de saúde, des­por­tis­tas e artistas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.