“Pre­si­den­te” rei­na em 2015

Es­ta foi a pa­la­vra mais uti­li­za­da nos mei­os por­tu­gue­ses de co­mu­ni­ca­ção du­ran­te o ano de 2015. A con­clu­são me­tro é de um es­tu­do da Ci­si­on, a que o te­ve aces­so.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Foi es­ta a pa­la­vra mais usa­da no ano pas­sa­do pe­los mei­os por­tu­gue­ses de co­mu­ni­ca­ção, diz um es­tu­do

A pa­la­vra “Pre­si­den­te” foi a mais re­fe­ren­ci­a­da em ar­ti­gos no­ti­ci­o­sos, ten­do sur­gi­do 712.486 ve­zes nos me­dia no ano pas­sa­do, con­clui o es­tu­do da Ci­si­on. “O pa­pel ati­vo de­sem­pe­nha­do pe­lo Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca no pe­río­do con­tur­ba­do pós-le­gis­la­ti­vas, e ain­da as elei­ções pre­si­den­ci­ais cu­ja cam­pa­nha se en­con­tra a de­cor­rer e que irão re­a­li­zar-se a 24 ja­nei­ro de 2016, fo­ram dois mo­ti­vos for­tes” pa­ra a es­co­lha, ex­pli­ca a Ci­si­on.

Nes­ta lis­ta de pa­la­vra mais usa­da nos me­dia na­ci­o­nais em 2015 se­gui­ram-se “País”, com 655.485 re­fe­rên­ci­as; “Eu­ros”, com 560.577 re­fe­rên­ci­as; e “Equi­pa”, com 480.364. A pa- la­vra “Eu­ros”, que ha­via si­do a mais re­fe­ren­ci­a­da pe­los me­dia por­tu­gue­ses em 2014, foi des­ta for­ma subs­ti­tuí­da pe­la pa­la­vra “Pre­si­den­te” no 1.º lu­gar des­te ran­king, no ano de 2015, lê-se nes­te es­tu­do.

A fe­char o top 5 des­ta lis­ta sur­ge a pa­la­vra “Acor­do”, com 467.293 re­fe­rên­ci­as apu­ra­das em ar­ti­gos no­ti­ci­o­sos. A pró­xi­ma pa­la­vra que cons­ta des­te ran­king é “Go­ver­no”. Nes­te ran­king de pa­la­vras se­guem-se as pa­la­vras “Jo­go”, “Em­pre­sa”, “Fu­te­bol” e, a fe­char, a pa­la­vra “Ini­ci­a­ti­va”.

JOÃO FER­RÃO

O es­tu­do te­ve co­mo ob­je­ti­vo apu­rar as pa­la­vras que mais se des­ta­ca­ram na agen­da me­diá­ti­ca na­ci­o­nal no ano de 2015.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.