Pe­ça re­la­ta his­tó­ria e dra­ma de um jo­vem que é ví­ti­ma de bullying

Pe­ça “Bullying – Uma His­tó­ria de Ho­je” es­tre­ou em ou­tu­bro e es­tá a cor­rer o País. Sá­ba­do re­gres­sa a Lisboa e man­tém o mes­mo ob­je­ti­vo: ten­tar mu­dar men­ta­li­da­des.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - PATRÍCIA TADEIA

“Bullying – Uma His­tó­ria de Ho­je” tem per­cor­ri­do to­do o País e es­tá de vol­ta a Lisboa, mais pre­ci­sa­men­te ao Cen­tro Cul­tu­ral de Car­ni­de, já es­te sá­ba­do

Uma em ca­da três cri­an­ças em to­do o mun­do, com ida­des en­tre os 13 e os 15 anos, são re­gu­lar­men­te ví­ti­mas de bullying na es­co­la. A con­clu­são é de um es­tu­do da Unicef re­a­li­za­do em 190 paí­ses. Con­tu­do, os es­pe­ci­a­lis­tas de­fen­dem que es­tes nú­me­ros são su­pe­ri­o­res. “[Em Por­tu­gal] o nú­me­ro po­de ser su­pe­ri­or a 240.000 ví­ti­mas”, de­fen­dia Susana Car­va­lho­sa, do Cen­tro de In­ves­ti­ga­ção e In­ter­ven­ção So­ci­al do ISCTE – Inst. Uni­ver­si­tá­rio de Lisboa, du­ran­te um se­mi­ná­rio so­bre “Es­tra­té­gi­as e me­di­das de pre­ven­ção de bullying e do cy­ber­bullying”, em Lisboa.

Um ví­deo que se tor­nou vi­ral nas re­des so­ci­ais mos­tra­va ape­nas um des­ses mais de 240.000 ca­sos: um jo­vem agre­di­do pe­los co­le­gas, com bo­fe­ta­das e so­cos, du­ran­te qua­se 13 mi­nu­tos. O ví­deo, fil­ma­do há mais de um ano na Fi­guei­ra da Foz, deu o mo­te e ser­viu de aler­ta pa­ra que nas­ces­se es­ta pe­ça: “Sur­giu após vá­ri­os acon­te­ci­men­tos de ca­sos de bullying, so­bre­tu­do o úl­ti­mo ca­so mais fa­la­do, dos jo- vens ado­les­cen­tes da Fi­guei­ra da Foz. Achá­mos que de­vía­mos fa­zer al­go pa­ra mu­dar a men­ta­li­da­de des­ses mui­tos jo­vens es­pa­lha­dos pe­lo País. O te­a­tro tem es­sa fun­ção, a de che­gar a to­dos e pas­sar uma men­sa­gem”, co­me­ça por ex­pli­car ao me­tro o ator e tam­bém en­ce­na­dor Ri­car­do Fi­guei­ra.

“Bullying – Uma His­tó­ria de Ho­je” é o re­la­to de um jo­vem ví­ti­ma de bullying por um gru­po de ami­gos. Com tex­to de Da­vid Car­ro­nha, a pe­ça é in­ter­pre­ta­da por um con­jun­to de jo­vens ato­res com­pos­to por Ri­car­do Fi­guei­ra, Ma­ri­sa Car­va­lho, Ti­a­go Pi­na, Inês Fra­ga­ta, Nél­son de Sou­za e Sa­ra Mon­tei­ro.

Tra­ta-se de uma obra for­te que re­gres­sa ago­ra a Lisboa – mais pre­ci­sa­men­te ao Cen­tro Cul­tu­ral de Car­ni­de – e que não tem dei­xa­do o pú­bli­co por­tu­guês in­di­fe­ren­te. “Têm acei­ta­do es­te es­pe­tá­cu­lo de uma for­ma bas­tan­te boa, com mui­ta emoção. Tra­ta-se de uma re­a­li­da­de mui­to cru­el, é di­fí­cil fi­car in­di­fe­ren­te”, diz o tam­bém co-fun­da­dor da Con­traPal­co Pro­du­ções de Te­a­tro, res­pon­sá­vel pe­lo es­pe­tá­cu­lo.

“Bullying – Uma His­tó­ria de Ho­je” es­tre­ou-se no dia 30 de ou­tu­bro no Cen­tro Cul­tu­ral de Car­ni­de e se­guiu vi­a­gem por to­do o País. Pas­sou por Por­ta­le­gre, Cas­te­lo Bran­co, Vi­seu, Lei­ria e re­gres­sa ago­ra a Lisboa, pa­ra de­pois vol­tar à es­tra­da: Vi­la Re­al, Coim­bra, Olhão, Tor­res Ve­dras, Bra­ga, Por­to, Guar­da, Fa­ro e Cas­te­lo Bran­co es­tão na agen­da. “Es­ta ‘des­cen­tra­li­za­ção’ per­mi­te que mui­to mais gen­te vá ao te­a­tro, da­do que os cus­tos são mi­ni­mi­za­dos. Ain­da exis­tem zo­nas do País que têm pou­ca ofer­ta cul­tu­ral, ca­be-nos a nós, en­quan­to com­pa­nhia, a mis­são de fa­zer mais e me­lhor e de che­gar a to­dos”, ar­gu­men­ta Ri­car­do Fi­guei­ra.

E, por is­so mes­mo, o ar­tis­ta dei­xa o con­vi­te: “Ve­nha as­sis­tir ao nos­so pró­xi­mo es­pe­tá­cu­lo ‘Bullying – Uma His­tó­ria de Ho­je’ por­que fi­car ca­la­do não é so­lu­ção.”

To­me no­ta!

15/jan: Vi­la Re­al

16/jan: Cen­tro Cult. Car­ni­de (Lisboa)

20/jan: Au­di­tó­rio do IPJ (Coim­bra)

4/fev: So­ci­e­da­de Re­cre­a­ti­va Olha­nen­se, Olhão

12/fev: Ci­ne Te­a­tro (Tor­res Ve­dras)

13/fev: Cen­tro Cult. Car­ni­de (Lisboa)

16/fev: IPDJ (Bra­ga)

19/fev: Jun­ta Freg. Bon­fim (Por­to)

25/fev: Au­di­tó­rio do IPDJ (Guar­da)

10/mar: IPDJ (Fa­ro)

5/mai: IPDJ (Cas­te­lo Bran­co)

EDU­AR­DA AN­DRI­NO

EDU­AR­DA AN­DRI­NO

A pe­ça de te­a­tro da Con­traPal­co “Bullying – Uma His­tó­ria de Ho­je” vai per­cor­rer mais de 20 ci­da­des por­tu­gue­sas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.