Leão as­sim... só em 1969

Spor­ting foi o mais for­te na pri­mei­ra vol­ta. Além de dei­xar rivais Ben­fi­ca e FC Por­to a qua­tro pon­tos, leão ba­teu am­bos na pri­mei­ra me­ta­de da pro­va, al­go iné­di­to em qua­se meio sé­cu­lo.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - RUI ALE­XAN­DRE CO­E­LHO

Des­de o fi­nal dos “swin­ging 60s” que o Spor­ting não es­ta­va tão bem

Na ci­ên­cia, 1969 foi o ano em que Neil Arms­trong (EUA) se tor­nou no pri­mei­ro ho­mem a pi­sar a lua; na música, Da­vid Bowie lan­ça­va o seu se­gun­do dis­co, ho­mó­ni­mo; no desporto, o Spor­ting fe­cha­va a pri­mei­ra vol­ta da Li­ga 1969/70 com vi­tó­ri­as so­bre FC Por­to e Ben­fi­ca – al­go que nun­ca mais acon­te­ceu... até ago­ra. No­ta: na re­fe­ri­da épo­ca o Spor­ting sa­grou-se cam­peão.

Es­te é um dos fei­tos que Jor­ge Je­sus já al­can­çou no Spor­ting, clu­be que li­de­ra à 17.ª ron­da, com 44 pon­tos, ten­do ce­di­do ape­nas se­te (dois em­pa­tes; um de­sai­re).

Bi­cam­peão, o no­vo Ben­fi­ca de Rui Vi­tó­ria foi de me­nos a mais: as águi­as aver­ba­ram três der­ro­tas até à 8.ª ron­da, mas des­de en­tão só va­ci­la­ram uma vez – em­pa­te fo­ra com o União da Ma­dei­ra – em dez jo­gos. Ho­je so­mam 40 pon­tos, com o me­lhor ata­que (45 go­los) da pro­va, e es­tão vi­vos na lu­ta pe­lo “tri”.

Com os mes­mos 40 pon­tos, em­bo­ra a vi­ver tem­pos mais agi­ta­dos, sur­ge o FC Por­to. Os dra­gões li­de­ra­vam à 14.ª ron­da, mas um de­sai­re em Al­va­la­de e um em­pa­te ca­sei­ro com o Rio Ave cus­ta­ram per­da da li­de­ran­ça, a que­da pa­ra o ter­cei­ro lu­gar (com um atra­so de qua­tro pon­tos pa­ra o Spor­ting) e o car­go de trei­na­dor a Lo­pe­te­gui (pro­cu­ra-se subs­ti­tu­to).

DA­VID MARTINS

For­ça do Spor­ting de Je­sus, cres­ci­men­to do Ben­fi­ca e po­ten­ci­al por­tis­ta pers­pe­ti­vam lu­ta a três até ao fim da Li­ga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.