Fi­nan­ci­a­men­to. Ob­je­ti­vo é man­ter o aces­so li­vre e gra­tui­to

Metro Portugal (Lisbon) - - FOCUS -

O ob­je­ti­vo da Wi­ki­pé­dia, quan­do foi cri­a­da, era ter um en­qua­dra­men­to do co­nhe­ci­men­to hu­ma­no que fos­se aces­sí­vel a to­da a gen­te.

Je­remy Wa­les (fo­to), afir­ma que, 15 anos de­pois, o ob­je­ti­vo man­tém-se, acres­ci­do de ou­tro: ser uma fer­ra­men­ta gra­tui­ta. “Es­pe­ro que o con­si­ga­mos fa­zer. Não te­mos in­ten­ção de al­te­rar o mo­de­lo. Es­ta­mos con­ten­tes com o que te­mos”, dis­se um dos fun­da­do­res da Wi­ki­pé­dia, fi­nan­ci­a­da na to­ta­li­da­de por do­na­ti­vos. “Es­tou mui­to fe­liz com o re­sul­ta­do”, dis­se Wa­les nu­ma en­tre­vis­ta re­cen­te à DPA.

Pa­ra o fu­tu­ro, os de­sa­fi­os, além de man­ter o aces­so li­vre e gra­tui­to, são le­var a pre­mis­sa ini­ci­al às po­pu­la­ções do glo­bo que ace­dem à In­ter- net. “Es­ta­mos num pe­río­do em que há um cres­ci­men­to ex­po­nen­ci­al do nú­me­ro de pes­so­as online nos paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to. O aces­so à Wi­ki­pé­dia é pro­por­ci­o­nal”, diz Wa­les à agên­cia ale­mã de no­tí­ci­as.

Se­gun­do Wa­les, tam­bém se­rá pre­ci­so ga­ran­tir que a “app é boa” e que a “nos­sa pre­sen­ça nos dis­po­si­ti­vos mó­veis tam­bém é boa”, uma vez que os uti­li­za­do­res es­tão a mu­dar a for­ma de aces­so. “A tec­no­lo­gia é uma for­ça de fac­to po­de­ro­sa a jun­tar pes­so­as online pa­ra que apren­dam e par­ti­lhem co­nhe­ci­men­to.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.