Ges­tão de REEE pre­o­cu­pa

Ambiente. Qu­er­cus avi­sa que ges­tão dos re­sí­du­os de apa­re­lhos elé­tri­cos (REEE) es­tá em ris­co de­vi­do a atra­so em no­vo cen­tro.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL - AGÊN­CIA LU­SA

As­so­ci­a­ção am­bi­en­ta­lis­ta aler­ta pa­ra o fac­to de atra­so na cri­a­ção do cen­tro de co­or­de­na­ção e re­gis­to da ges­tão des­te ti­po de re­sí­du­os po­der vir a im­pli­car o pa­ga­men­to de mul­tas pe­lo Es­ta­do por­tu­guês. “Exis­te um im­pas­se ad­mi­nis­tra­ti­vo e le­gal li­ga­do à cri­a­ção do Cen­tro de Co­or­de­na­ção e Re­gis­to de REEE, que de­ve­ria es­tar em ple­no fun­ci­o­na­men­to des­de o pas­sa­do mês de maio”, re­fe­re a Qu­er­cus.

A de­mo­ra no li­cen­ci­a­men­to da es­tru­tu­ra, ex­pli­ca a or­ga­ni­za­ção, “vai ter im­pli­ca­ções gra­ves” na ges­tão dos REEE, já que fi­cam por apli­car “os seus im­por­tan­tes ob­je­ti­vos-cha­ve”, co­mo o re­gis­to dos pro­du­to­res e dos in­ter­ve­ni­en­tes da re­co­lha e tra­ta­men­to des­te li­xo, o de­sen­vol­vi­men­to de um me­ca­nis­mo de com­pen­sa­ção en­tre as en­ti­da­des ges­to­ras e a par­ti­ci­pa­ção na de­fi­ni­ção das re­gras pa­ra o cál­cu­lo da me­ta na­ci­o­nal de re­co­lha. As­sim, em 2015, “não exis­ti­rão da­dos es­ta­tís­ti­cos quan­to à de­fi­ni­ção e cum­pri­men­to das me­tas na­ci­o­nais de re­co­lha de re­sí­du­os, (...) o que vai obri­gar a uma in­ter­ven­ção da Co­mis­são Eu­ro­peia, e even­tu­al­men­te a apli­ca­ção de mul­tas des­ne­ces­sá­ri­as”, diz a Qu­er­cus.

NU­NO AN­DRÉ FERREIRA

Mi­nis­té­rio do Ambiente ga­ran­tiu on­tem que Por­tu­gal vai cum­prir as su­as obri­ga­ções no que to­ca a es­ta ma­té­ria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.