Oti­mis­mo... mas mo­de­ra­do

Na­ci­o­nal. Es­tu­do re­ve­la que Por­tu­gal es­tá en­tre os 31 paí­ses mais oti­mis­tas pa­ra es­te ano por com­pa­ra­ção com 2015. Por­tu­gue­ses evo­luí­ram de pes­si­mis­mo, com mo­de­ra­ção, pa­ra uma pers­pe­ti­va mais oti­mis­ta, mas co­me­di­da

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - PATRÍCIA TADEIA

Os por­tu­gue­ses es­tão me­nos pes­si­mis­tas em re­la­ção ao ano pas­sa­do, con­clui uma son­da­gem anu­al da Win Gal­lup In­ter­na­ti­o­nal. À per­gun­ta “Em sua opi­nião, 2016 se­rá um ano me­lhor, igual ou pi­or que 2015?” fei­ta aos ha­bi­tan­tes de 68 paí­ses, 54% dos in­qui­ri­dos a ní­vel global res­pon­de­ram que es­tão oti­mis­tas, 24% pen­sam que se­rá igual ao an­te­ri­or e 16% es­tão pes­si­mis­tas.

Mas es­tes re­sul­ta­dos têm di­fe­ren­ças mui­to sig­ni­fi­ca­ti­vas en­tre os vá­ri­os paí­ses em aná­li­se. No Ban­gla­desh, 81% dos in­qui­ri­dos acre­di­tam que es­te ano se­rá me­lhor que o an­te­ri­or. Em Itá­lia, 52% dos in­qui­ri­dos con­si­de­ra­ram que o ano se­rá pi­or. Já Por­tu­gal es­tá en­tre os 31 paí­ses mais oti­mis­tas: 34% dos en­tre­vis­ta­dos con­si­de­ram que 2016 se­rá me­lhor que 2015, 41% es­pe­ram que se­ja igual e 22% en­ten­dem que se­rá pi­or.

“Em re­la­ção à mes­ma son­da­gem do ano pas­sa­do, ve­mos que Por­tu­gal su­biu 14 lu­ga­res no ran­king do ín­di­ce de ex­pe­ta­ti­va, pas­san­do de uma si­tu­a­ção de pes­si­mis­mo mo­de­ra­do, com um ín­di­ce de 48%, pa­ra uma si­tu­a­ção de oti­mis­mo mo­de­ra­do, com um ín­di­ce de 55%”, lê-se.

O inqué­ri­to foi re­a­li­za­do en­tre se­tem­bro e de­zem­bro de 2015, jun­to de uma amos­tra de 66.040 en­tre­vis­ta­dos, re­si­den­tes em 68 paí­ses de to­das as re­giões do mun­do. Em Por­tu­gal, a Mark­test foi a res­pon­sá­vel pe­la re­co­lha de in­for­ma­ção, que con­sis­tiu num es­tu­do online jun­to de uma amos­tra de 1.000 in­di­ví­du­os com 18 e mais anos.

JOÃO FER­RÃO

Por­tu­gue­ses pas­sam de uma si­tu­a­ção de pes­si­mis­mo mo­de­ra­do pa­ra uma si­tu­a­ção de oti­mis­mo mo­de­ra­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.