Apoio. Prín­ci­pe que quer aju­dar a cri­ar no­vas “opor­tu­ni­da­des”

Metro Portugal (Lisbon) - - FOCUS - B.M.

No meio da equi­pa que acom­pa­nhou a Por­tu­gal a atle­ta Fa­rah Al-Zah­ra­ni es­tá o prín­ci­pe sau­di­ta Fahad Al Saud. Aos 30 anos, é um dos no­mes mais in­flu­en­tes dos no­vos me­dia no Mé­dio Ori­en­te, res­pon­sá­vel por le­var, em 2008, o Fa­ce­bo­ok pa­ra a re­gião.

Sim­pá­ti­co e dis­cre­to, sen­ta-se no chão pa­ra con­ver­sar com o me­tro so­bre o apoio que a sua em­pre­sa, a NA3M (New Ara­bic Me­dia), tem da­do à atle­ta – e não só. “Ba­si­ca­men­te, é uma pla­ta­for­ma que aju­da a cri­ar opor­tu­ni­da­des pa­ra os ára­bes da pró­xi­ma ge­ra­ção, rei­ma­gi­nar a iden­ti­da­de e apre­sen­tá-la nas mais va­ri­a­das for­mas.” E ex­pli­ca: “Se­jam jo­gos online, ani­ma­ções, li­vros de ban­da de­se­nha­da... Mas ten­to apoi­ar tam­bém di­ver­sos atle­tas, de mer­ca­dos me­nos re­pre­sen­ta­dos.”

Al Saud con­fes­sa que­rer dei­xar um le­ga­do. “Al­go que pos­sa fi­car quan­do eu já não es­ti­ver. Por exem­plo, atra­vés do ta­len­to de pes­so­as co­mo a Fa­rah.” Al Saud diz que a atle­ta é “uma ver­da­dei­ra ins­pi­ra­ção en­vi­a­da dos céus”. E acres­cen­ta: “Re­pre­sen­ta a pró­xi­ma ge­ra­ção de mu­lhe­res sau­di­tas que são guer­rei­ras. Os obs­tá­cu­los com que cres­ceu não fo­ram su­fi­ci­en­tes pa­ra im­pe­dir que ela cri­as­se o seu ca­mi­nho e vi­es­se até Por­tu­gal re­pre­sen­tar-se a si pró­pria, mas tam­bém à Ará­bia Sau­di­ta e a to­das as mu­lhe­res ára­bes.”

Fahad Al Saud tam­bém não ta­pa o sol com a pe­nei­ra. “Não de­ve­mos men­tir e di­zer que os di­rei­tos são iguais. É mui­to con­ser­va­dor. Mas pre­ci­sa­mos de mais opor­tu­ni­da­des pa­ra atle­tas fe­mi­ni­nas sau­di­tas e ára­bes. É is­so que es­ta­mos à pro­cu­ra de fa­zer, atra­vés do apoio a guer­rei­ros e pes­so­as que quei­ram mu­dar po­lí­ti­cas.”

JOÃO FER­RÃO

O prín­ci­pe sau­di­ta Fahad Al Saud acom­pa­nhou Fa­rah Al-Zah­ra­ni a Por­tu­gal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.