Tem­pes­ta­de de ne­ve ma­tou pe­lo me­nos 16 pes­so­as, pa­ra­li­sou vá­ri­as ci­da­des e afe­tou 85 mi­lhões de ha­bi­tan­tes na cos­ta les­te dos EUA

EUA. O pri­mei­ro gran­de tem­po­ral do ano no país cau­sou pe­lo me­nos 16 mor­tos e pa­ra­li­sou vá­ri­as gran­des ci­da­des, in­cluin­do No­va Ior­que, e afe­tou cer­ca de 85 mi­lhões de pes­so­as.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

As ope­ra­ções de res­cal­do co­me­ça­ram on­tem de ma­nhã no les­te dos EUA, apro­vei­tan­do um pe­río­do de cal­ma­ria após a tem­pes­ta­de de ne­ve que atin­giu vá­ri­os es­ta­dos. Mais de 4.400 vo­os fo­ram can­ce­la­dos e os ae­ro­por­tos de No­va Ior­que, Fi­la­dél­fia, Bal­ti­mo­re e Washing­ton fo­ram en­cer­ra­dos. Fo­ram ain­da can­ce­la­dos dois vo­os que iri­am fa­zer a li­ga­ção de Lisboa à ci­da­de de Newark, no es­ta­do de No­va Jér­sia, in­di­cou a ANA.

A re­de de trans­por­tes tam­bém foi sus­pen­sa du­ran­te o fim de semana na ca­pi­tal fe­de­ral e a mo­vi­men­ta­ção de pes­so­as proi­bi­da em No­va Ior­que, a ci­da­de mais po­pu­lo­sa dos EUA.

Pe­lo me­nos 16 pes­so­as mor­re­ram por cau­sa da tem­pes­ta­de, de acor­do com au­to­ri­da­des lo­cais, a mai­o­ria das quais ví­ti­mas de aci­den­tes de trân­si­to. O pe­so da ne­ve cau­sou fa­lhas e in­ter­rup­ções de ener­gia a mais de 200.000 pes­so­as. O fe­nó­me­no me­te­o­ro­ló­gi­co pro­vo­cou uma cor­ri­da aos su­per­mer­ca­dos, que fi­ca­ram de pra­te­lei­ras va­zi­as.

Em Lou­doun, na Vir­gí­nia, caiu, em ape­nas al­gu­mas ho­ras, um me­tro de ne­ve. Em Washing­ton, caí­ram 56 cm de ne­ve no iní­cio da noi­te de sá­ba­do. Em No­va Ior­que, o Cen­tral Park foi co­ber­to por cer­ca de 64 cm de ne­ve, um ní­vel su­pe­ra­do ape­nas du­as ve­zes des­de 1869.

REU­TERS

© REU­TERS

Em No­va Ior­que, ten­ta- se ago­ra re­to­mar a ati­vi­da­de de­pois do pri­mei­ro gran­de tem­po­ral de ne­ve do ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.